Carreiras

Prêmio de oncologia do Icesp abre inscrições

Por Roberta Massa B. Pereira | 03.05.2016 | Sem comentários

Publicidade

O Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) está com as inscrições abertas até o dia 25 de maio para a sétima edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira (1912-2007), uma iniciativa em parceria com o Grupo Folha.

A láurea, que leva o nome do então publisher da Folha, busca reconhecer e estimular contribuições de pesquisadores brasileiros e de outros profissionais que atuam na área oncológica.

O prêmio será concedido a três categorias: pesquisa, inovação tecnológica e personalidade de destaque em oncologia. Cada escolhido receberá R$ 16 mil e um certificado.

Em 2015, na primeira categoria, venceu estudo liderado por pesquisadores do A.C.Camargo Cancer Center que identificou mutações ligadas ao desenvolvimento do tumor de Wilms, o câncer renal mais frequente em crianças.

Na categoria inovação tecnológica, a vencedora foi uma pesquisa que levou ao desenvolvimento de um novo biomarcador para diagnóstico e prognóstico de um subtipo de tumor de mama.

O reitor da USP, Marco Antonio Zago, foi o premiado como personalidade em destaque. Zago já foi pesquisador e professor de hematologia.

Segundo Paulo Hoff, diretor do Icesp, a expectativa é que a curva de inscrições continue ascendente. Em 2015, houve recorde de trabalhos (60 contra 15 em 2014).

“Estamos preocupados com a situação econômica e a redução de recursos para pesquisa. O prêmio acaba sendo um importante reconhecimento e uma contribuição financeira”, diz.

A escolha dos vencedores do prêmio é feita por uma comissão formada por cientistas e membros da sociedade comprometidos com o tema.

A premiação ocorrerá em 5 de agosto, data de nascimento do patrono da láurea.

Fonte: Folha de São Paulo-03.05.2016

Compartilhe!