Carreiras

Profissionais buscam aprimoramento em odontologia na área oncológica

Por Roberta Massa | 22.06.2016 | Sem comentários

Simpósio sobre o tema acontecerá no próximo dia 16 de julho, em São Paulo

O Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) promoverá em São Paulo, no próximo dia 16 de julho, o Simpósio Internacional de Medicina Bucal: Manejo dos Efeitos Colaterais do Tratamento Oncológico.

O tema tem atraído cirurgiões-dentistas de todo o país em uma área pouco conhecida pela maioria da população, mas que vem crescendo junto aos profissionais e hospitais do país.

OdontoOnco

“Pacientes oncológicos, principalmente, precisam de um cuidado diferenciado, por conta de efeitos colaterais orais dos tratamentos como radioterapia e quimioterapia. Além disso, há um desconhecimento do risco de infecção que pode ser gerado por problemas bucais, incluindo não só pacientes com esta enfermidade, mas também aqueles em UTI, por exemplo”, destaca o Dr. Eduardo Fregnani, coordenador do Simpósio e do Departamento de Medicina Bucal do Hospital Sírio-Libanês.

De acordo Fregnani, o Conselho Federal de Odontologia normatizou a habilitação em Odontologica Hospitalar e por isso muitos profissionais buscam capacitações que permitam ter mais conhecimento para atuar no segmento. “A faculdade não proporciona este tipo de treinamento e, por isso, existe uma área a ser trabalhada por profissionais e hospitais”, finaliza.

O Simpósio, que contará com a presença Dra. Ana Paola Cotrim, brasileira que desenvolve pesquisas translacionais nesta área há 15 anos no National Institutes of Health (NIH), nos Estados Unidos, marcará  o encerramento das atividades do II Curso Continuado de Odontologia para Pacientes Oncológicos que teve início no mês de março.

Voltado para odontologistas e acadêmicos, o curso contou com a participação de 75 alunos de 13 Estados do país. O objetivo foi gerar conhecimento entre esses profissionais e apresentar inovações relevantes e aplicáveis em saúde odontológica.

“Precisamos atuar cada vez mais em parceria com médicos e hospitais, contribuindo para o desenvolvimento da saúde de forma integral”, finaliza Fregnani.

Serviço

Evento: Simpósio Internacional de Medicina Bucal: Manejo dos efeitos colaterais do tratamento oncológico.
Data: 16 de julho
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP

Informações: https://iep.hospitalsiriolibanes.org.br/web/iep/-/simposio-internacional-de-medicina-bucal-manejo-dos-efeitos-colaterais-do-tratamento-oncologico

Fonte: Instituto Sírio Libânes de Ensino e Pesquisa-22.06.2016
Compartilhe!