Empreendedorismo

Inovação e empreendedorismo na área da saúde é tema de encontro no Sebrae/PR

Por Roberta Massa | 12.07.2016 | Sem comentários

Encontro aconteceu nesta quinta-feira (07) e reuniu especialistas da Universidade Stanford, da PUCPR e gestores do Sebrae/PR; ideia era apresentar a metodologia que pretende estimular a inovação, viabilizar soluções e formar empreendedores na área da saúde

O Vale do Silício pode estar mais perto do que se imagina. Por meio de uma parceria entre a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e a Universidade de Stanford, um novo programa de inovação está sendo implantado em Curitiba para o desenvolvimento de empreendedores e novas tecnologias, inicialmente, com foco na área da saúde.

Esse programa, inspirado na metodologia Stanford Biodesign, foi apresentado nesta quinta-feira (07) aos gestores do Sebrae/PR.

Seguindo o modelo da Health Innovation Lab (HiLab) – instituição localizada no Vale do Silício, que incentiva jovens empreendedores a praticar a inovação na área médica, a PUCPR cria o Health Innovation at PUC (HiPUC), primeiro braço do Programa na América Latina.

O programa é focado no uso do pensamento de design, empreendedorismo e aplicação de metodologias para desenvolver soluções de saúde a fim de atender as necessidades brasileiras.

A intenção do programa é alavancar a inovação e estimular a criação de um ecossistema de empresas com foco na área da saúde, por meio de ações multidisciplinares com profissionais, acadêmicos e mentores da área da medicina, engenharia, tecnologia da informação, saúde e outras diversas áreas de negócio.

Robson Capasso, médico e professor da Universidade Stanford, afirmou que o objetivo principal do programa será fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias para a área da saúde, desde a idealização de produtos, equipamentos, aparelhos e sistemas tecnológicos para a área médica. “A área da saúde no Brasil está em crise.

Queremos desenvolver primeiramente o capital humano, por meio de um time multidisciplinar, aplicando a metodologia do Biodesign, para pensar em soluções inovadoras na área da saúde, que atendam a realidade brasileira”, apontou.

Segundo o médico, o Sebrae/PR tem sido um ator importante na criação e apoio ao HiPUC, assim como na formação de novos empreendedores, uma vez que a entidade dá apoio aos projetos de empreendedorismo da universidade por meio do Programa Educação Empreendedora para Instituições de Ensino Superior.

Para Rosângela Angonese, coordenadora estadual do Programa, essa troca de experiências dá o direcionamento para o desenvolvimento de ações empreendedoras. “Vimos que também existem desafios na área da saúde nos Estados Unidos e que podem servir como exemplo no desenvolvimento de ações empreendedoras com esse foco no Brasil”, diz.

O diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Agostini, acredita que a apresentação do programa – que também incluiu a presença de gestores das regionais do Sebrae no Estado, por meio de videoconferência – trouxe diversas novidades com relação às ações empreendedoras aplicadas em território internacional.

“A Universidade de Stanford é uma das instituições de ensino mais inovadoras do mundo, por estar localizada no Vale do Silício e por inovar em ações que incentivam o pensamento empreendedor de seus alunos. Essa referência internacional é importante, pois enriquece nossos conhecimentos e nos abre novas possibilidades de parceria, de acordo com as linhas estratégicas já trabalhadas pelo Sebrae”, concluiu.

Até o dia 15 de julho, na PUC, acontecem uma série de ações do Programa HiPUC, como Bootcamp, Seminários e Webnários, para empreendedores com forte interesse em inovação para a saúde. Mais informações sobre inscrições e requisitos de participação pelo site http://br.hipuc.com/.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é, para quem já é ou quer ser empresário, a melhor opção para obter informação e conhecimento. Criado na década de 1970, o Sebrae é a instituição que mais entende de pequenos negócios, no campo e na cidade, e possui a maior rede de atendimento do País. No Paraná, conta com 6 regionais e 13 escritórios. A instituição chega aos 399 municípios por meio de Pontos de Atendimento, Salas do Empreendedor e parceiros locais, como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos e programas, soluções com foco em ambiente de negócios; educação empreendedora; empreendedorismo e gestão; empresas de alto potencial e potencialização; liderança; e startups.

Fonte: Savannah Comunicação Integrada-12.07.2016.

Ebook Planejamento Estratégico na Área da Saúde, baixe agora por apenas R$9,90. 

Compartilhe!