Saúde

Hospital Menino Jesus inaugura Clínica de Urologia

Por Roberta Massa | 22.09.2016 | Sem comentários

O Hospital Municipal Infantil Menino Jesus inaugura nesta manhã (22/09), às 11h30,  a Clínica de Urologia, com o objetivo de iniciar um programa específico para tratamento de hipospádia em meninos.

Essa malformação congênita masculina é constituída de um conjunto de diferentes tipos de alterações na genitália masculina, como o fechamento incompleto do canal da urina, tecnicamente chamado meato uretral, a curvatura peniana e o excesso de pele dorsal, conhecido como capuchão.

Todas essas malformações geram grande preocupação familiar em relação ao crescimento do menino, tanto pela questão de imagem corporal quanto pela possibilidade de prejudicar a atividade reprodutiva. Para melhores resultados, o tratamento corretivo deve ser realizado entre seis meses e dois anos de vida.

O Hospital Menino Jesus oferece atendimento desses pacientes já precocemente após o parto, com o tratamento e acompanhamento do crescimento dessas crianças. Dessa forma, é estabelecida uma rotina inédita na rede pública de acolher, investigar e tratar na época adequada e de forma correta um grande número de crianças.

O HMIMJ já conta com o programa de atendimento de portadores de Enurese e distúrbios miccionais, que afeta um grande número de crianças de ambos os sexos cujo crescimento e desenvolvimento acabam sendo prejudicados pela carga psicológica, além do prejuízo na autoestima e integração social.

Desde a sua implantação, em 2010, o serviço já atendeu cerca de 1200 crianças.

“É lamentável mencionar que muitas dessas crianças também são vítimas de violência doméstica como punição apenas pelo fato de fazerem xixi na cama.

O programa de enurese conta com um equipamento para diagnósticos para fluxo miccional chamado urodinâmica”, afirma a Dra. Debora Gejer, coordenadora do ambulatório de especialidades pediátricas e do serviço de adolescente do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.

Expectativa do tratamento de Hipospádia

Estima-se que, a cada 1000 crianças nascidas vivas, há um bebê com incidência de diagnóstico de hipospádia. A estimativa de atendimento na Clínica de Urologia é de 100 a 120 pacientes novos por ano.

O tratamento cirúrgico varia de acordo com a complexidade de cada caso e pode ocorrer de uma a três cirurgias consecutivas. Por isso, quanto mais precoce for esse atendimento, maior é a chance de resolutividade.

A equipe do HMIMJ conta com três urologistas especializados neste tratamento, bem como assessoria técnica do grupo de urologia do Hospital Sírio-Libanês.

Para tratamento de distúrbios miccionais, a equipe é composta por um urologista e um fisioterapeuta especializado.

O atendimento na Clínica de Urologia será através da Regulação Municipal no programa “Alô Mãe Paulistana”, que promove o cuidado das gestantes e recém-nascidos.

Essa integração garantirá o agendamento já no primeiro mês de vida da criança e conforme a necessidade.  A ideia é que esse fluxo melhore os resultados no tratamento das malformações congênitas.

“Esse novo desafio do Hospital Menino Jesus enfatiza a sua referência no atendimento pediátrico na cidade de São Paulo. Só foi possível concretizar esse projeto graças à estreita relação entre o Hospital e o Sistema de Regulação da Secretaria Municipal de São Paulo”, conclui Dra. Pubenza Lopes, diretora adjunta do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus.

Fonte: Assessoria de Imprensa Hospital Sírio Libanês- WN&P 22.09.2016.

Dica de Leitura: ebook planejamento estratégico em saúde

Compartilhe!