Saúde

Santa Paula oferece dicas de nutrição para pacientes com câncer

Por Roberta Massa B. Pereira | 27.10.2016 | Sem comentários

Alguns efeitos colaterais frequentes às sessões de quimioterapia ou radioterapia são os enjoos, vômitos, perda de apetite e dificuldade para mastigar e engolir os alimentos.

Profissionais ensinam como preparar os alimentos do jeito certo para facilitar a mastigação e a deglutição.

O Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP) irá promover hoje das 14h às 16h, uma roda de conversas para falar da rotina do tratamento de câncer.

Neste primeiro encontro, o tema em destaque será câncer e alimentação.

O objetivo é mostrar que é possível contornar os efeitos colaterais do tratamento, como falta de apetite e náuseas, sem prejudicar a rotina alimentar.

santapaula

Destinado a pacientes oncológicos (do hospital ou não) e seus acompanhantes, o evento é uma iniciativa do IOSP em parceria com a equipe de assistência nutricional da Sodexo On-site.

Visando atender às necessidades do paciente oncológico, uma equipe multidisciplinar da Sodexo On-site desenvolveu uma receita para oferecer uma refeição sem odor e de fácil deglutição.

“O tratamento do câncer pode provocar efeitos colaterais que interferem na alimentação do paciente.

Os sintomas mais comuns são perda de apetite, falta de salivação, alteração no paladar, dificuldade na mastigação e náuseas”, explica Juliana Sallum Caffagni, nutricionista responsável pelo serviço de nutrição e dietética do Hospital Santa Paula.

O resultado foi o Budine, uma solução que estimula o apetite, facilita a deglutição e aumenta a aceitação e ingestão calórica do paciente, contribuindo para sua recuperação e bem estar.

Os Budines podem ser feitos tanto em pratos doces quanto salgados, com a vantagem da ausência de odor. O IOSP foi o primeiro hospital em São Paulo a aderir à solução.

Na ocasião, um dos chefes de cozinha da Sodexo On-site irá explicar a técnica dos Budines e ensinar algumas receitas práticas.

A mediação do encontro será do coordenador de psicologia do IOSP, Luiz Gonzaga Leite.

Serviço:

Roda de conversas sobre câncer e alimentação

Local: Auditório do Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP)

Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2382 – Vila Olímpia

Inscrições e informações: (11) 3040-8054

Evento gratuito destinado a pacientes oncológicos e acompanhantes.

Sobre o Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP)

O Hospital Santa Paula (HSP), referência no atendimento à saúde, inaugurou em 2013 em parceria com o Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês.

O Instituto de Oncologia Santa Paula (IOSP), espaço dedicado ao tratamento de pacientes oncológicos.

O objetivo do Instituto, que faz parte do complexo hospitalar Santa Paula, é oferecer atendimento multidisciplinar por meio de tratamentos modernos aos pacientes acometidos pela doença.

O HSP atua na área da oncologia há 13 anos e passou a contar em 2013 com um edifício exclusivo para esta especialidade.

O IOSP está alinhado com o conceito de humanização hospitalar, oferecendo atendimento multidisciplinar em ambientes inspirados no modelo de instituições de saúde internacionais dedicadas ao tratamento integrado do câncer.

O corpo clínico do IOSP é formado por oncologistas clínicos, onco-hematologistas, radioterapeutas, especialistas em saúde bucal e cirurgiões oncológicos.

Todos dedicados ao planejamento do tratamento aos diversos tipos de câncer.

Os pacientes contam ainda com enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas e esteticistas durante todo o período de tratamento.

Para mais informações acesse: www.santapaula.com.br

Fonte: Hospital Santa Paula-27.10.2016.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.

 

 

 

 

Compartilhe!