Saúde

Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade

Por Roberta Massa | 05.12.2016 | Sem comentários

Hoje, dia 5 de dezembro, é datado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade (MFC).

A medicina de família e comunidade é uma especialidade médica, assim como a cardiologia, neurologia e ginecologia.

O MFC é o especialista em cuidar das pessoas, da família e da comunidade no contexto da atenção primária à saúde.

Ele acompanha as pessoas ao longo da vida, independentemente do gênero, idade ou possível doença, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde.

Esse profissional atua próximo aos pacientes antes mesmo do surgimento de uma doença, realizando diagnósticos precoces e os poupando de intervenções excessivas ou desnecessárias.

Nessa data, também é comemorado os 35 anos da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), entidade que representa todos os especialistas.

“A SBMFC comemora 35 anos, neste Dia do Médico de Família e Comunidade no Brasil, dia para celebrar conquistas e nossa história.

É um orgulho para a Sociedade representar todos os médicos que atuam na Atenção Primária à Saúde e com trabalho atendendo as pessoas da melhor forma, da melhor qualidade.

E que sigamos crescendo, construindo nosso trabalho a cada dia, nos fortalecendo quanto especialidade, e celebrando as conquistas da nossa história”, ressalta Thiago Trindade, presidente da SBMFC.

O médico de família é um clínico e comunicador habilidoso, pois utiliza abordagem centrada na pessoa e é capaz de resolver pelo menos 90% dos problemas de saúde, manejar sintomas inespecíficos e realizar ações preventivas.

É um coordenador do cuidado, trabalha em equipe e em rede, advoga em prol da saúde dos seus pacientes e da comunidade.

Atualmente há no Brasil mais de 3.200 médicos com título de especialista em medicina de família e comunidade.

Atenção Primária à Saúde

Imagine um sistema de saúde organizado a partir de serviços localizados perto da sua casa, com profissionais que conhecem todo o seu histórico de saúde (e da sua família) e capazes de resolver mais de 80% dos seus problemas de saúde sem precisar encaminhar você a outro serviço de saúde?

Essa é a Atenção Primária à Saúde (APS), também conhecida no Brasil como Atenção Básica, que no SUS se materializa nas Unidades de Saúde da Família (USF).

Nas USF são oferecidas ações de promoção da saúde e prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, sempre organizadas conforme características de cada região e da população que utiliza os serviços.

A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) ressalta que o papel do profissional que atua na APS é cuidar das pessoas de acordo com estas especificidades.

A cobertura da APS nas cidades brasileiras varia bastante, e pesquisas mostram que quanto maior esta cobertura é, melhores os resultados de saúde da população, e maior a qualidade de vida.

Na APS as pessoas que recebem atendimento não são vistas apenas como pacientes, mas como seres humanos inseridos em uma comunidade, com hábitos de vida próprios, e todo esse contexto é considerado ao se abordar os problemas de saúde.

Assim, podemos ver situações como a de uma senhora que reclama de dor nas costas constantemente e já fez vários tratamentos orientados por vários especialistas, até se perceber que a causa do problema é o fato de ela cuidar de um neto de dois anos de idade e mantê-lo no colo com frequência, ou de uma pessoa com hipertensão que já teve seu tratamento ajustado diversas vezes, mas nunca recebeu uma orientação adequada sobre as formas de preparar seus alimentos em casa.

“Numa boa conversa durante a consulta muitos problemas são solucionados, sempre orientando com base nas melhores evidências, o que além de resolver os problemas protege as pessoas de intervenções desnecessárias que costumam ocorrer com frequência em serviços de emergência, onde as pessoas não são bem conhecidas e não há tempo hábil para se conhecê-las.

E abordando os problemas adequadamente, evitamos problemas mais graves como infartos, úlceras, derrames, entre outros.

Além disso, há uma continuidade do trabalho, um acompanhamento periódico dessa pessoa para que ela lide cada vez melhor com os seus problemas e assim tenha uma vida melhor”, explica Rodrigo Lima, diretor de comunicação da SBMFC.

Caso a doença detectada pelo médico de família e comunidade (MFC), especialidade médica atuante nas Unidades de Saúde da Família (USF), necessite de acompanhamento por um outro especialista.

As pessoas são encaminhadas a outros serviços onde receberão o cuidado mais adequado, sempre sob a coordenação do MFC, que é capaz de integrar os conhecimentos das diversas especialidades em favor da pessoa como um todo.

Fonte: RS Press – 05.12.2016.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!