Carreiras

Envelhecimento da população exige atenção no gerenciamento da saúde do idoso

Por Roberta Massa B. Pereira | 10.05.2017 | Sem comentários

A 9ª edição da Jornada Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia discutirá a formação de profissionais e a preparação das instituições em saúde.

A expectativa de vida média dos brasileiros, que já ultrapassou a barreira dos 75 anos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), gerou novos desafios para o setor da saúde.

Instituições e profissionais da área precisam estar preparados para garantir o nível da assistência e a qualidade de vida dos pacientes idosos.

A heterogeneidade da população com mais de 60 anos impõe uma ampla compreensão de todas as questões que envolvem o envelhecer.

Nesse universo, há indivíduos que gozam de boa saúde e há aqueles que apresentam sérios problemas, com o uso de muitos medicamentos.

Dessa forma, gerenciar a saúde dos idosos é prevenir complicações e tratá-los como um todo, não apenas as doenças.

O Brasil já tem um importante porcentual de idosos, que deverá crescer nos próximos anos, demandando serviços especializados com intervenções integradas dos profissionais, das instituições de saúde e do governo.

Para discutir as novidades da área e como otimizar a saúde do idoso, o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL) promove, no dia 13 de maio, a 9ª edição da Jornada Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia (JIGG) – Gerenciamento da Saúde do Idoso.

Segundo um dos coordenadores do evento, o Prof. Dr. Alexandre Leopold Busse, os idosos são mais vulneráveis às condutas médicas, que podem desestabilizar seus quadros clínicos.

Por isso, os profissionais necessitam estar bem preparados para identificar, com maior precisão, o diagnóstico e o tratamento.

Busse destaca a importância do trabalho conjunto, envolvendo nutricionistas, fonoaudiólogos e outros especialistas, para o uso dos vários recursos disponíveis e redução de medicamentos, em benefício dos idosos.

“O trabalho em equipe nesta área é fundamental para a adequação das condutas e o melhor custo-benefício de cada uma delas”, salienta.

Assim como os especialistas em saúde do idoso, as instituições também precisam estar aptas para oferecerem a essa população os melhores serviços de saúde.

“São poucos os hospitais que têm equipe multidisciplinar de referência na área, infraestrutura de acessibilidade, protocolos e oferecem treinamento a todo quadro profissional e não apenas ao clínico, para dar o suporte necessário a esses pacientes”, enfatiza o geriatra.

O Hospital Sírio-Libanês foi a primeira instituição de saúde a receber o Selo Amigo do Idoso, do governo do Estado de São Paulo, em 2015, por atender todos os requisitos necessários ao atendimento e cuidado de qualidade aos pacientes com mais de 60 anos.

Atualmente, mantém um comitê multidisciplinar especializado, para avaliar sob um olhar crítico todos os processos vividos pelos idosos dentro do hospital, desde a hora que entram até a hora que saem da instituição.

O envelhecimento da população é uma realidade. Estudo publicado recentemente pela Fundação Sistema Estadual de Análises de Dados (Seade) mostra que o contingente de pessoas com 65 anos ou mais deverá triplicar sua participação de 7,8%, em 2010, para 22,7% da população do Estado de São Paulo até 2050.

Com isso, torna-se necessário a melhoria do atendimento da população idosa com a capacitação de todos os envolvidos.

A 9ªJornada Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia, que está com as inscrições abertas, discutirá, com a participação de renomados profissionais, temas importantes relacionados à saúde dos idosos. Entre eles:

– Tratamento da Síndrome metabólica e diabetes no idoso
– Prescrição de exercícios físicos e seus cuidados no idoso diabético
– Sexualidade
– Avaliação funcional
– Alterações hematológicas: O que é relevante?
– Esquecimentos
– Incontinência Urinária

O evento, que também tem coordenação do Prof. Dr. Wilson Jacob Filho e do Dr. Venceslau Antônio Coelho, é direcionado a médicos clínicos, geriatras, gestores de saúde, assistentes sociais, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, gerontólogos, nutricionistas, psicólogos, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da saúde interessados em envelhecimento.

Serviço
Evento: 9ª Jornada Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia – Gerenciamento de Saúde do Idoso
Inscrições: Até 13/5/2017
Local: Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa
Endereço: Rua Professor Daher Cutait, 69 – São Paulo-SP
Informações: http://bit.ly/9JornadaInterdisciplinardeGeriatriaeGerontologia

Fonte: Assessoria de Imprensa do Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa-10.05.2017.

Ebook planejamento estratégico em saúde, baixe agora o seu
Planejamento Estratégico em Saúde
Compartilhe!