Qualidade

IBES completa 5 anos e lança 1º modelo europeu de Acreditação no Brasil

Por Roberta Massa B. Pereira | 23.11.2017 | 1 comentário

Publicidade

A comemoração de 5 anos do IBES, Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde. A festa, realizada na Kaza Fendi, reuniu clientes de todo o Brasil para festejar as conquistas da IAC – Instituição Acreditadora do Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA/ONA) que mais cresceu no último ano.

Fundado em 2012, o IBES consolidou-se nos 3 últimos anos como a IAC escolhida, por mais da metade das organizações de saúde, para realizar o Diagnóstico Organizacional.

Em 2016 foi responsável por 40% de todas as certificações do Sistema Brasileiro de Acreditação, meta esta que será ultrapassada até o final deste ano.

O evento foi escolhido para o lançamento da metodologia europeia de acreditação ACSA no Brasil.

Através da parceria entre IBES e ACSA, os hospitais e outros tipos de estabelecimentos de saúde de todo o país poderão contar, a partir de hoje, com um modelo de acreditação
internacional que efetivamente tem o Paciente como Centro do Cuidado.

A Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA) é uma organização europeia que possui uma Metodologia de Certificação dedicada à melhoria da qualidade e segurança dos serviços
de saúde e sociais.

Criada em 2002, a ACSA certificou cerca de 1.000 centros e unidades, mais de 15 mil profissionais e mais de 45 mil treinamentos continuados.

É uma das únicas metodologias de Acreditação que possui os 3 selos de Acreditação da ISQua (International Society for Quality in Healthcare):

Acreditação da Organização, dos Manuais e do Modelo deTreinamento dos Avaliadores.

Além disso, a ACSA optou pelo reconhecimento externo através da acreditação pela ENAC (Entidade Nacional de Credenciamento, da Espanha) dos programas de certificação de centros e unidades, e o reconhecimento EFQM (+400) pelo Clube de Excelência em Gestão.

Vanice Costa – Diretora de Avaliação e Certificação do IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde

 

Escolhido pelo IBES como melhor modelo adaptável ao Brasil, após avaliação de outros modelos internacionais ao longo de 5 anos, a ACSA possui um modelo único de Acreditação.

A ACSA realiza a Acreditação tanto de Estabelecimentos quanto de Unidades de Gestão Clínica:

Os setores/processos assistenciais de dentro de uma organização (exemplo: serviço de Anestesiologia, Ala de Internação, Ambulatórios de Especialidades, Unidade de Terapia Intensiva, etc).

Mesmo as ilhas de excelência de uma organização podem ter a sua distinção comprovada através deste modelo de certificação Participou da festa o Diretor da ACSA, Antonio Olivera.

Em seu discurso Antonio salientou a importância da parceria firmada com o IBES.

Metodologia de Acreditação ACSA

A Metodologia de Acreditação da ACSA é reconhecida pelo seu rigor metodológico, independência técnica, imparcialidade e confidencialidade de informações.

A certificação de um centro (estabelecimento de saúde) ou unidade de gestão clínica é o resultado de um processo que inclui uma autoavaliação e uma avaliação externa.

Na qual avaliadores qualificados garantem que os serviços prestados pela entidade estejam em conformidade com os padrões estabelecidos no manual de referência.

A ACSA certifica os seguintes tipos de organizações de saúde:

• Hospitais
• Unidades de Gestão Clínica (exemplo: unidades assistenciais dentro de hospitais: UTI,
Anestesiologia, Ambulatório de especialidades, etc))
• Centro de Atenção em Pediatria
• Unidades de Internação / Hospital-Dia
• Diagnóstico por Imagem
• Serviços de Urgência e Emergência
• Laboratórios Clínicos e de Anatomia Patologica
• Serviços de Farmácia
• Estabelecimentos de Ortopedia
• Centros de Transfusão Sanguínea
• Centros de Saúde Bucodental
• Serviços residenciais (exemplo: para idosos, dependentes químios, cuidados paliativos, etc)

Para mais informações entre em contato pelo telefone (11) 3675-5180 ou pelo e-mail comercial@ibes.med.br

Fonte: Assessoria de Comunicação IBES – 23.11.2017.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora  o seu.Ebook Lean Six Sigma em Saúde

 

Compartilhe!
  • Ibes Acredita

    Muito obrigada pelo apoio, GEHOSP! Temos o prazer de abrir um novo capítulo na história da qualidade do sistema de saúde do Brasil, trazendo a Acreditação de Unidades de gestão Clínica para o Brasil!

    Abraços,
    Aléxia Costa – Diretora de Ensino e Capacitação do IBES