Carreiras

Oncogeneticista do Sírio-Libanês conquista prêmio nos Estados Unidos

Por Roberta Massa | 29.03.2018 | Sem comentários

Maria Isabel Achatz, uma das maiores pesquisadores sobre o câncer hereditário, foi agraciada com o Director´s Intramural Innovation Award 2018, do NCI/NIH.

A oncogenetecista Maria Isabel Achatz, coordenadora do Departamento de Oncogenética do Hospital Sírio-Libanês, acaba de receber o Director´s Intramural Innovation Award 2018.

Este é um dos mais importantes prêmios dados a pesquisadores de câncer ligados ao NCI/NIH (National Cancer Institute, National Institutes of Health), dos Estados Unidos.

“Em reconhecimento e suporte à pesquisa altamente inovadora e da tecnologia desenvolvida para acelerar o progresso na pesquisa do câncer”.

Antes de assumir a coordenação do Departamento de Oncogenética do Sírio-Libanês, Dra. Maria Isabel trabalhava como investigadora principal do Clinical Genetics Branch.

Division of Cancer Epidemiology and Genetics, do National Cancer Institute, National Institutes of Health (NIH), Bethesda, EUA. 

Além de atuar como investigadora principal na pesquisa, manteve a atividade clínica, recebendo a concessão de clinicar no NIH por ser reconhecida como eminência mundial no assunto.

Com o prêmio ela foi contemplada com US$ 50 mil para o desenvolvimento de um projeto sobre Mosaicismo Somático e sua associação com o desenvolvimento do câncer na Síndrome de Li-Fraumeni.

Esse estudo será desenvolvido sob sua coordenação nos EUA, pois, apesar de ter vindo para o Sírio-Libanês, ela mantém sua posição de Pesquisadora Adjunta do NIH.

“Isso vai proporcionar o estabelecimento de parcerias para pesquisas conjuntas entre o NIH e o nosso hospital”, afirma.

 Sobre o Sírio-Libanês

A Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês, instituição filantrópica fundada em 1921.

Tabalha diariamente para oferecer uma assistência médico-hospitalar de excelência, sempre com um olhar humanizado e individualizado, em mais de 60 especialidades.

Em uma busca constante, o hospital desenvolve atividades de ensino, integradas ao trabalho de compromisso social.

O Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa promove estudos, compartilha conhecimento e desenvolve projetos integrados com o Ministério da Saúde e contribui para a disseminação de conhecimento.

E boas práticas para mais de 8 mil gestores de saúde em todo o país, como parte do Programa de Apoio e Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).

A instituição também é responsável pela gestão de cinco unidades públicas estaduais e municipais de saúde como parte do trabalho do Sírio-Libanês Responsabilidade Social.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital Sírio Libanês – 29.03.2018.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.Planejamento Estratégico em Saúde
Compartilhe!