Saúde

Dia Mundial da Saúde é comemorado com games de exercícios físicos no Parque do Povo, no sábado

Por Roberta Massa | 03.04.2019 | Sem comentários

No dia 7 de abril comemora-se o Dia Mundial da Saúde e, para celebrar a data, o Hospital Santa Paula realizará na véspera, dia 6 (sábado), a 12ª edição do evento “Cuide-se, Viva a Vida Melhor”, das 8h às 14h, no Parque do Povo – zona sul de São Paulo.

O tema deste ano é Dê um play na saúde, em referência aos games de realidade virtual (VR) que são a principal atração.

A grande novidade é a tenda Play na Saúde, com jogos de realidade virtual 3D. A ideia é que o participante pratique exercícios de uma maneira interativa e divertida para estimular a malhação e a conscientização dos cuidados com o corpo.

A tenda contará com duas estações com equipamentos de alta performance e com controles de movimento conectados a computadores.

A ação é gratuita e qualquer pessoa pode participar.

“Vários estudos têm sido feitos em torno da capacidade da realidade virtual na promoção de saúde e cuidado do paciente.

Além da distração e relaxamento, a tecnologia apresenta resultados positivos para a melhora do condicionamento físico, diminuição da dor, alívio do estresse e ansiedade, terapia ocupacional, fisioterapia, entre outros”, afirma Otávio Gebara, cardiologista e diretor médico do Hospital Santa Paula.

Para completar, o Hospital Santa Paula fechou uma parceria com o aplicativo Bikxi, empresa de transporte compartilhado que utiliza bicicletas duplas e elétricas.

As bicicletas são guiadas por profissionais e estarão disponíveis no entorno do Parque do Povo para levar a população gratuitamente ao local do evento de forma segura.

É possível pedalar junto ou só relaxar e curtir o passeio.

Os motoristas oferecem capacetes aos passageiros e levam também deficientes visuais.

A Bikxi tem uma proposta inclusiva e sustentável.

Desde sua criação, em setembro de 2017, deixou de emitir em torno de 16 mil toneladas de CO2.

O aplicativo já contou com mais de 20 mil downloads e realizou mais de 31 mil corridas.

“Há 12 anos fazemos um evento totalmente voltado para a promoção de saúde que já faz parte do calendário da cidade de São Paulo.

Nesta edição, queremos mostrar que a tecnologia pode fazer muito mais pelo bem-estar das pessoas.

Em um mundo digital, por que não usar isso a nosso favor?

É perfeitamente possível utilizar essas ferramentas para inovar e gerar impacto na saúde em longo prazo”, explica Paula Gallo, gerente de negócios estratégicos do Hospital Santa Paula.

Como de costume, a estrutura de 210 m2 será preparada para receber os visitantes para uma série de exames de saúde gratuitos como teste de glicemia, de colesterol total, aferição de pressão arterial, avaliação de risco cardiovascular, orientação e cuidados sobre AVC, teste de bioimpedância, orientação sobre vacinação e consciência corporal.

Para isso, o hospital contará com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos à disposição da população durante todo o evento.

Para quem curte praticar exercícios ao ar livre, das 10h30 às 11h30 a personal trainer das famosas, Cau Saad, vai levar para o parque a aula Conecte-se, com técnicas de alongamento, mobilidade articular, respiração e meditação guiada.

Qualquer pessoa pode participar gratuitamente das atividades que incluem alinhamento dos chacras e meridianos do corpo, associação de pedras para prática de energização e tigela tibetana para o relaxamento.

Para finalizar, quem for a Tenda Gourmet irá receber orientações de alimentação saudável pré e pós-treino com a equipe da Sodexo por meio de uma food bike que vai disponibilizar gratuitamente açaí com granola e água saborizada a quem completar o circuito de exames.

Para se refrescar e proporcionar momentos de felicidade para os participantes do evento, a Diletto, empresa especializada em sorvetes preparados com receitas artesanais e matéria-prima italiana, disponibilizou 400 picolés com baixas calorias (65 kcal), que são verdadeiros sorvetes de massa no palito com a textura cremosa de um tradicional gelato.

Disponível nos sabores Limão Siciliano e Morango.

Serviço

12ª edição do evento “Cuide-se, Viva a Vida Melhor”

Data: sábado, 6 de abril de 2019

Horário: das 8h às 14h

Local: Parque do Povo

Endereço: Av. Henrique Chamma, 420 – Vila Olímpia, São Paulo

Telefone: (11) 3073-1217

Evento gratuito.

Apoio

O evento recebe apoio da multinacional francesa Sodexo, que está presente no mercado há mais de 50 anos e é responsável pela área de nutrição e dietética do Hospital Santa Paula.

Sobre o Hospital Santa Paula

O Hospital Santa Paula, centro de excelência em saúde da zona sul de São Paulo, foi inaugurado em 1958.

Com uma área de 19 mil m², dividida em três edifícios, atua em mais de 30 especialidades, com destaque para cardiologia, oncologia, neurologia e ortopedia.

O Hospital Santa Paula conta com mais de 1,2 mil colaboradores e um corpo clínico aberto com 1,5 mil médicos.

Possui 199 leitos, sendo 59 deles destinados especificamente à terapia intensiva.

Além disso, dispõe de centro cirúrgico com nove salas de cirurgia e dez leitos de recuperação anestésica.

Anualmente, o HSP realiza 9 mil procedimentos cirúrgicos, 14 mil internações e atende aproximadamente 100 mil pacientes no Pronto Atendimento.

É acreditado da ONA – Organização Nacional de Acreditação, nível 3, desde 2008; em 2012, conquistou a certificação Joint Commission International (JCI) e em 2014 conquistou certificação Joint Commission International para tratamento de AVC.?

Em 2018, obteve o Selo Pleno do Hospital Amigo do Idoso, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Endereço: Av. Santo Amaro, nº 2468 – Vila Olímpia – (11) 3040-8000

Fonte: InPress Comunicação – 03.04.2018.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!