Saúde

HSV é selecionado para participar de programa do MS que reduz superlotação nas emergências

Por Redação GeHosp | 16.07.2019 | Sem comentários

Maior eficiência e melhor qualidade da assistência prestada em saúde, para Jundiaí e região, são metas que têm regido as ações do Hospital São Vicente de Paulo (HSV) nos últimos dois anos e meio. Os resultados se refletem no aumento de 24% na produtividade do hospital, em números recordes de cirurgias – 652 no mês de maio, índices de satisfação de 85% e resolutividade em 95% dos casos da região. Além de outros indicadores expressivos. O mais recente avanço do HSV é a aprovação para participar do projeto Lean nas Emergências, do Ministério da Saúde (MS), que utiliza ferramentas eficazes para reduzir a superlotação e melhorar o atendimento nas urgências e emergências de hospitais brasileiros. A metodologia está presente nos hospitais mais bem conceituados do mundo.

O HSV foi selecionado junto com outros 19 hospitais do Brasil, passando a integrar a terceira etapa do projeto, desenvolvido por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi/SUS) e executado em parceria com o Hospital Sírio-Libanês. Lean é uma filosofia de gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota. Foi adaptado para outros segmentos e tem sido utilizada como meio fundamental para transformar realidades gerenciais, potencializar resultados e obter melhor aproveitamento do potencial humano.

“A metodologia Lean visa melhorar a gestão utilizando recursos de forma eficiente, otimizando espaços e insumos”, explica o superintendente do HSV, Matheus Gomes. “Para a população há impactos positivos, como diminuição no tempo de espera para atendimento, agilidade em obter um leito, menor tempo de permanência no hospital, melhor qualidade de atendimento e maior satisfação”, completa.

O diretor clínico do HSV, Dr. Frederico Michelino de Oliveira explica que 39 hospitais brasileiros já passaram pelo processo de intervenção e que os resultados são positivos. “Em algumas unidades em que o projeto foi implantado, foi possível diminuir em 45% o tempo de espera entre a triagem e o primeiro atendimento médico”, exemplifica.

De acordo com o diretor clínico, o projeto irá representar melhorias operacionais relevantes para o HSV. “O programa irá propiciar aumento no giro de leitos, maior engajamento das equipes, medidas assertivas de gestão e reabastecimento de medicamentos, um novo fluxo de atendimento ao paciente, maior agilidade das atividades voltadas à assistência e melhor orientação das equipes para a ‘tomada de decisão’, além da construção coletiva do Plano de Contingência e outras melhorias”, enumera.

Para o diretor técnico do HSV, Dr. Izandro Regis de Brito, a participação no projeto constitui uma oportunidade de grandes avanços para o hospital, igualando o HSV às outras instituições mundiais renomadas. “É um processo de melhoria contínua, que uma vez implantado, não tem volta e só proporciona benefícios para os pacientes, para os colaboradores e para a instituição”, destaca.

Para participar do projeto o HSV realizou inscrição e passou por uma avaliação, que identificou critérios essenciais de elegibilidade, tais como estrutura, governança institucional e algumas características de emergência.

Os hospitais que participam da iniciativa passam por um processo de acompanhamento, fase onde profissionais do Hospital Sírio-Libanês visitam os prontos-socorros e se reúnem com gestores e profissionais dos estabelecimentos para identificar dificuldades e implementar ações de melhoria, de acordo com as ferramentas da metodologia Lean, bem como capacitar as equipes. Essa fase dura, em média, seis meses e, após o término desse período, os hospitais passam por uma etapa de controle, por mais seis meses, para garantir a transformação no gerenciamento dos hospitais e que esses novos hábitos e padrões continuem mesmo após o fim das visitas.

Atualmente, o programa é desenvolvido em hospitais espalhados por 16 estados e o Distrito Federal, com os 20 novos hospitais que passam a compor o projeto serão 59. Até 2020 a meta do MS é intervir na gestão de 100 hospitais.

CidadeEstadoNome do Hospital
FortalezaCEHospital Geral de Fortaleza
Juazeiro do NorteCEHospital Regional do Cariri
BrasíliaDFHospital Regional de Ceilândia
GoiâniaGOHospital Materno Infantil
São LuizMAHospital Municipal Djalma Marques – Socorrão 1
Belo HorizonteMGHospital Júlia Kubitschek
Belo HorizonteMGHospital Infantil João Paulo II
Campo GrandeMSHospital Regional Rosa Pedrossian
João PessoaPBHospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena
Campina GrandePBHospital Regional de Emerg. e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes
PetrolinaPEHospital Universitário de Petrolina
RecifePEHospital da Restauração
CuritibaPRHospital Universitário Cajuru
CuritibaPRHospital Universitário Evangélico Mackenzie
FlorianópolisSCHospital Governador Celso Ramos
JoinvilleSCHospital Regional Hans Dieter Schimidt
JundiaíSPHospital São Vicente de Paulo
São Jose dos CamposSPHospital Municipal Dr. José de Carvalho Florence
São PauloSPHospital Municipal Tide Setubal
São PauloSPHospital Municipal Prof. Dr. Alípio Corrêa Neto – Ermelino Matarazzo

Fonte: Assessoria de Imprensa – 16.07.2019

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!