Gestão

Seminário abordou temas sobre segurança e saúde no ambiente de trabalho

Por Redação GeHosp | 30.07.2019 | Sem comentários

Com o objetivo de fomentar o debate sobre as principais temáticas da segurança e saúde no trabalho em análise atualmente no país, principalmente nos segmentos da saúde, foi realizado o Seminário Alusivo ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, no dia 25 de julho, no Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa – ISMEP, em Taguatinga Sul.

O evento foi organizado pelo ISMEP e Hospital Santa Marta em conjunto com o Grupo Interinstitucional do Trabalho Seguro do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (GETRIN 10) e apoiado por diversas Instituições que atuam na prevenção de acidentes do trabalho no Distrito Federal.

Com palestras e talkshow, foram abordados temas como a atuação internacional do Ministério Público do Trabalho – MPT e os 100 anos da Organização Internacional do Trabalho – OIT; a violência e o assédio no trabalho e a Convenção da OIT aprovada em 2019; Segurança e Saúde no Trabalho – SST nos estabelecimentos de saúde: radiação ionizante; risco biológico; atuação do MPT nos segmentos da saúde; o futuro do eventos de SST no eSocial; e a proposta de atualização das Normas Regulamentadoras de SST.

Para o Gerente de Projetos do ISMEP, Clovis Queiroz, o evento tem como objetivo maior o despertar de uma conscientização prevencionista, bem como o debate dos principais assuntos hoje contidos na pauta do Governo Federal e das entidades que atuam na área da segurança e saúde no trabalho.

O Subprocurador Geral do Trabalho e Assessor Internacional do MPT, Cristiano Paixão, palestrou sobre o Centenário da OIT, os Direitos Humanos e a atuação internacional do MPT. Para ele, o tema é muito relevante neste ano de centenário da OIT, que é uma das mais antigas organizações internacionais, destinada à proteção do trabalho humano.

“A OIT completa seu centenário com grandes desafios pela frente. Uma das convenções já foi promulgada, e há um desafio enorme de continuar a manter essa chama da proteção do trabalho humano em todas as formas que exista”, explica.

Para a Superintendente do Sindicato Brasiliense de Hospitais, Casas de Saúde e Clínicas – SBH, Daniele Feitosa, o evento é importante para os colaboradores, que são a alma do negócio. “Temos trabalhado muito para as empresas tratarem a questão da segurança do trabalhador de forma responsável e efetiva. É um prazer disseminar o máximo possível esse conhecimento, para que todos possam trabalhar de forma segura em um ambiente saudável”, afirma.

O Desembargador do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, Mário Caron, demonstra a satisfação em ver vários profissionais de diversas áreas se unindo para discutir o tema.

“É muito importante trabalhar a prevenção de acidentes sempre, e que vários segmentos da sociedade civil se envolvam e reflitam os princípios básicos estabelecidos na Constituição Brasileira, que incluem uma sociedade justa, equilibrada, que respeite o valor social tanto do trabalho como também da livre iniciativa”, explica.

Segundo o Presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho, Wilton Cardoso, o evento é relevante para toda categoria de prevencionistas do DF. “Os participantes do evento vão agregar conhecimento para levar para suas frentes de trabalho, com maior aplicabilidade na gestão de segurança”, acrescenta.

Para o Secretário do Trabalho do DF, João Pedro Ferraz dos Passos, o evento serve para alertar sobre a necessidade de segurança em todas as áreas. “A necessidade de reforçar a segurança é importante, principalmente no momento em que o Ministério do Trabalho foi instinto e essa área está sendo reorganizada.

Para o Secretário, a segurança do trabalho é de responsabilidade de todos, do trabalhador e do empregador. “Se o empregador não entregar ao empregado condições seguras, pode também ser responsável pelo acidente de trabalho e deve responder por isso. Então esse é um papel do Judiciário, do Ministério Público, da fiscalização do Ministério do Trabalho e, sobretudo, um papel de importância do empregador e do empregado”.

O Chefe Executivo do Gabinete do Governador, Renato Andrade dos Santos, acredita a prevenção de acidentes do trabalho envolve tanto o lado patronal como laboral. “É importante que o patrão ofereça as ferramentas necessárias para o empregado, e que este saiba usar adequadamente e continue trabalhando sem precisar ser encostado do trabalho”, afirma.

O Engenheiro de Segurança e participante do evento, André Luiz de Brito, considera muito interessante ter palestras tão atualizadas com temas dentro do contexto da Segurança do Trabalho. “Essas abordagens com preocupação pelos trabalhadores são preventivas e trazem mais esclarecimentos dentro do contexto em que as pessoas estão inseridas”, declara.

Fonte: Assessoria de Imprensa – 30.07.2019.

Ebook Planejamento estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!