Tecnologia

Laboratórios de Análise Clínicas públicos e privados enviam resultados de COVID-19 à RNDS

Por Redação GeHosp | 06.05.2020 | Sem comentários

Um grande passo para o combate à pandemia COVID-19 é dado pela ação conjunta do Ministério da Saúde e dos Laboratórios de Análises Clínicas, objetivando viabilizar que os laboratórios enviem os resultados de exames de COVID-19 para a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS).

Além de coletar esses dados, a plataforma os processará e os disponibilizará, de forma segura e com garantia de privacidade, para profissionais, gestores e cidadãos, por meio do Portal ConecteSUS.

Um grande passo para atingir este objetivo foi dado em 13 de abril, em reunião virtual, quando aconteceu o segundo encontro de trabalho com os profissionais dos laboratórios para refinar o alinhamento técnico e definir os próximos passos visando efetivar o início do envio sistemático dos resultados de exames de COVID-19 para a RNDS.

Esse processo foi reconhecido como essencial para que se possa acompanhar a evolução da pandemia, tanto do ponto de vista de saúde pública, quanto do ponto de vista individual.

É fundamental ressaltar que esta iniciativa é um marco na interoperabilidade entre sistemas públicos e privados de informação em Saúde e abre as portas para que novas funcionalidades e serviços sejam oferecidos por meio da RNDS, durante e após o surto pandêmico.

Além do esclarecimento de dúvidas remanescentes da primeira reunião, o evento, que contou a presença de cerca de 60 profissionais, também estabeleceu os procedimentos e mecanismos de suporte técnico aos laboratórios para facilitar a conexão com a RNDS.

Este suporte será fornecido por meio do endereço de e-mail: rnds@saude.gov.br.

Fonte: Ministério da Saúde – 06.05.20

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!