Saúde

Hospital Dom João Becker inaugura 12 leitos exclusivos para Covid

Por Redação GeHosp | 26.07.2020 | Sem comentários

Espaço localizado em uma área isolada no primeiro andar da estrutura hospitalar receberá pacientes que não necessitam de terapia intensiva.

A partir desta quarta-feira (22), Gravataí conta com doze novos leitos para atendimento exclusivo para pacientes com Covid-19. A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre o Hospital Dom João Becker, mantido e administrado pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, e a prefeitura municipal de Gravataí. O ambiente receberá pacientes que não necessitam de terapia intensiva, ou seja, são considerados estáveis.

O espaço fica localizado em uma área isolada no primeiro andar do hospital e conta com quatro quartos semiprivativos e quatro privativos, além de um posto de enfermagem, área de descanso para os profissionais da saúde, duas salas de paramentação e sala de apoio. A estrutura, utilizada anteriormente por pacientes dos convênios, foi adaptada para o enfrentamento da Covid-19.

O custo estimado para o funcionamento da unidade de internação, durante noventa dias, é de R$759.121,44. O valor, que será custeado pela prefeitura, compreende todos os investimentos para adequação da infraestrutura, recursos humanos, insumos hospitalares, exames e todas as despesas oriundas da prestação de serviço. 

O superintendente do Hospital Dom João Becker, Antonio Carlos Weston, destacou que os leitos chegam em um momento importante para dar fôlego à estrutura de saúde do município no combate à Covid. “A Santa Casa tem trabalhado em uma estreita parceria com o município de Gravataí, no sentido de promover todas as melhorias as quais o Hospital Dom João Becker necessita para atender a demanda ocasionada pelo coronavírus. Nos últimos dias, promovemos um esforço concentrado para adequação dos leitos. Parabenizo a equipe de engenharia da Santa Casa pelo trabalho realizado”, frisou.

O prefeito Marco Alba enfatizou que os novos leitos fazem parte da intensificação das ações de enfrentamento ao coronavírus no município. “Agradecemos à Santa Casa por colaborar com essa expansão de leitos, neste momento tão delicado. Vamos atravessar este período com trabalho, determinação, resiliência, empatia e amor pela comunidade. Estaríamos em extrema dificuldade no município se não existisse esta união.” Ele ainda destacou que na próxima semana dez novos leitos de terapia intensiva (UTI) serão abertos no segundo andar do Hospital Dom João Becker.

Estiveram presentes na inauguração da nova ala: o prefeito Marco Alba; o vice-prefeito, Áureo Tedesco; o secretário municipal da saúde, Jean Torman; o superintendente do Hospital Dom João Becker, Antonio Carlos Weston; a gerente hospitalar Louise Chagas; o diretor médico técnico, Luciano Vitola; e a coordenadora de enfermagem, Jaqueline Fonseca. O ato contou ainda com a presença online de representantes da diretoria da Santa Casa, entre eles o diretor geral Julio Matos.

Compartilhe!