Inovação

Elsevier oferece painel de Transformação Digital na Digital Journey by Hospitalar

Por Redação GeHosp | 08.05.2021 | Sem comentários

Discussão, que acontece no dia 12, abordará as mudanças na jornada do paciente e a Saúde 5.0. A Digital Journey da Hospitalar  acontece até o dia 20 de maio, o encontro 100% online trará conteúdos especializados com temas relevantes para cada comunidade do setor da saúde, contando também com uma plataforma que disponibilizará experiências de networking para oportunidades de novos negócios.

No dia 12 de maio, a comunidade de inovação e tecnologia discute a importância do setor em um momento de pandemia do Coronavírus. A Elsevier, expositora da Hospitalar há 5 anos, disponibilizará o painel de debate que acontece às 18h35 com o tema: Transformação Digital na Saúde – abordando as mudanças na jornada do paciente – Saúde 5.0.

Confira abaixo a entrevista com Vitor Liberatori, Gerente sênior de produtos da Elsevier.

O que vai ser abordado no painel Transformação Digital na Saúde – abordando as mudanças na jornada do paciente – Saúde 5.0.?

Muito se fala sobre a transformação digital na área da saúde e da necessidade de rápida mudança de cultura de instituições e profissionais, estabelecendo a iminência da utilização da tecnologia para atendimento do paciente e que se consolidou perante os desafios enfrentados com a ocorrência da pandemia em 2020.

O painel busca de forma objetiva apresentar a Jornada do Paciente criada pela Elsevier com foco total no bem estar do paciente não apenas com a utilização de ferramentas tecnológicas como ferramentas de apoio à Decisão Clínica.

O que é a saúde 5.0?

O conceito de saúde 5.0 vem se consolidando bastante pelo fato de trazer não apenas a tecnologia como foco no bem estar do paciente, como também agregar ferramentas de apoio tanto para os profissionais quando para os pacientes.  Tudo isso, integrado dentro de uma jornada completa do paciente, com soluções que farão a diferença no processo de cuidado e no suporte aos profissionais para que sempre tenham em mãos conteúdos de referência e baseados na evidência científica, garantindo assim o melhor cuidado.

É essencial entendermos que a transformação digital da saúde, ou Saúde 5.0 , tem como foco o bem-estar do paciente. Para exemplificar, iremos utilizar o conceito de Jornada do Paciente criado pela Elsevier. Esta jornada atua nas seguintes etapas: prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidado em casa.

A tecnologia pode e deve estar presente em cada uma delas, de modo a colaborar com a tomada de decisão dos profissionais que atuam em cada fase, aumentar a assertividade do tratamento e engajar o paciente e as pessoas que o assistem fora dos hospitais e consultórios.

Como a Elsevier enxerga o momento da saúde no Brasil?

Não apenas a Elsevier, mas como todos os outros provedores deste tipo de informação, visualizam sempre e não apenas no Brasil, em momentos como este, oportunidade de disseminar o conhecimento e colocar estas mesmas evidencias nas mãos dos profissionais. 

O momento é crítico e como provedoras de informação com tecnologia temos a obrigação de trazer informações baseadas em evidência para auxiliar toda a equipe clínica na condução da melhor interação com o paciente, garantindo assim o melhor cuidado.

A pandemia nos mostrou que é possível acelerar a implementação de muitas destas etapas e o nosso desafio é a mudança do mindset. Como em diversos setores, existe a certeza de que a transformação digital já está em andamento. Cabe a todos os envolvidos nas jornadas de saúde se adaptarem aos novos tempos. Neste cenário, todos têm a ganhar.

Quais são as principais mudanças na jornada do paciente com a chegada da saúde 5.0?

Certamente a integração da tecnologia e conteúdos de suporte aos profissionais e aos pacientes para um transição segura em todas as etapas.  A grande diferença está aí. Não basta apenas entregarmos um fluxo, mas tratarmos cada uma destas etapas como um processo essencial para uma maior qualidade e segurança dos pacientes e profissionais.

De que maneira a Elsevier vem contribuindo com essas mudanças?

Temos investido bastante na disseminação do conhecimento e na preparação dos profissionais, fornecendo todas as informações, baseadas em evidências, para suportar as melhores decisões e a chegada à diagnósticos mais precisos com a utilização de ferramentas tecnologias e conteúdos.  A velocidade como o conhecimento científico é atualizado, torna indispensável a presença de soluções de suporte a decisão clínica nas mãos dos profissionais. 

É humanamente impossível que se tenha todo esse conhecimento sem o suporte de uma solução clínica e de assistência ao profissional.  Focamos todos os nossos esforços em efetivamente fazer isso acontecer:  entregar a informação com tecnologia nas mãos dos profissionais com o objetivo de suportar as melhores decisões, sempre pautando a condução com as últimas evidências e atualizações disponíveis.

A Elsevier é responsável por 25% do conteúdo científico verificado do mundo, incluindo publicações como a The Lancet. Soma-se a isso, nosso investimento constante em tecnologia para o desenvolvimento de plataformas com dados estruturados e inteligência analítica para apoiar profissionais de saúde de todo o mundo, em diagnósticos e no cuidado com o paciente.

Fonte: Assessoria de Comunicação Elsevier: 08.05.2021

E-book Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!