Tecnologia

Hospital das Clínicas-SP realiza piloto com tecnologia 5G

Por Redação GeHosp | 05.11.2021 | Sem comentários

O projeto tem a parceria de empresas como Itaú, Deloitte, Siemens e Nec, entre outras entidades

Com a chegada da quinta geração da internet móvel (5G) no Brasil, cujo leilão começou ontem, o Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), firmou uma ampla parceria com representantes da indústria, academia, governo e bancos para testar essa nova tecnologia na área da saúde.

A iniciativa é do InovaHC, núcleo de inovação do complexo hospitalar do HC, dentro de um projeto (OpenCare 5G).

O projeto adota o sistema “open ran” que permite a participação de diferentes fornecedores de equipamentos e softwares, empresas de outros setores, podendo trazer redução de custos.

As antenas instaladas no Hospital das Clínicas receberão sinal 5G por meio de uma conexão com o data center do banco, como se estivesse conectado a uma operadora.

“O objetivo é testar a tecnologia Open RAN utilizando casos reais e analisar como a conectividade do 5G pode auxiliar em diversas áreas da medicina, colaborando para melhorar a jornada do paciente e prover mais acesso aos serviços de saúde”, diz o diretor de inovação do HC, Marco Bego.

Além de criar um ambiente para testes de 5G em diversos casos de saúde no HC, também faz parte do escopo atrair investidores dos setores de tecnologia, telecomunicações e indústria farmacêutica promover pesquisas na medicina e engenharia e fomentar o ecossistema de tecnologia nacional, por meio das medtechs e healthtechs.

Para testar a latência – a diferença na resposta na transmissão de dados – o projeto usará como piloto exames de ultrassom e pré-laudos de tomografia e raios X de tórax, ressonância magnética de próstata e de crânio, e a radioterapia. Os casos de uso do 5G na saúde serão testados nas dependências do HC num período de até seis meses com início previsto para janeiro de 2022.

Parceiros do projeto

A Deloitte está coordenando o projeto. Para Marcia Ogawa, sócia-líder da Indústria de Tecnologia, Mídia e Telecom da Deloitte, o projeto é de extrema relevância social e econômica e fundamental para a saúde pública e desenvolvimento de pesquisas e produtos na área de conectividade.

“A utilização do 5G na saúde promove grandes impactos positivos, que vão desde a atração de investimentos para o país e o desenvolvimento de novas tecnologias até a melhoria da qualidade do atendimento, a ampliação do acesso à rede pública, a desospitalização e um melhor fluxo para emergências. Esse projeto ganha contornos ainda mais interessantes por ser realizado dentro do Hospital das Clínicas, o maior hospital da América Latina”, diz a executiva.

A Siemens participa do projeto com duas soluções: a AI Rad Companion, que promete aumentar a produtividade de exames reduzindo o tempo de aquisição de imagens com o 5G, além de melhorar a qualidade de imagem para o diagnóstico; e o syngo Virtual Cockpit (sVC), que controla à distância e em tempo real equipamentos de ressonância magnética e tomografia computadorizada.

Já o Itaú Unibanco deverá fornecer expertise na tecnologia Open RAN, já usado pela instituição bancária para fornecer conexão 5G em projetos-piloto.

O Telecom Infra Project (TIP), comunidade global de empresas e organizações – de provedores de serviços e parceiros de tecnologia a integradores de sistemas – participará com fornecendo equipamentos e expertise para implantação do sistema utilizado.

A NEC atuará como integrador de sistemas da camada de rede, incluindo instalação, configuração e comissionamento da rede 5G indoor no ambiente do InovaHC e Data Center do Itaú Unibanco.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital das Clinicas de São Paulo – 05.11.2021.

Compartilhe!