Saúde

Unimed Curitiba inaugura Centro de Referência para idosos

Por Redação GeHosp | 14.02.2022 | Sem comentários

Um sonho antigo, a unidade fica na Avenida Iguaçu e tem uma estrutura pensada especialmente para os participantes do programa Mais Vida; o local já está em funcionamento.

A maior operadora de planos de saúde do Paraná inicia 2022 apresentando uma novidade para todos os clientes com mais de 60 anos.

Mais Vida é um programa que promove o cuidado e a atenção integral ao idoso e auxilia no desenvolvimento de hábitos saudáveis e atitudes favoráveis ao bem-estar e à qualidade de vida.

Agora a cooperativa dispõe de um espaço próprio que fica na Unidade Iguaçu para concentrar uma série de atividades físicas, orientações sobre alimentação equilibrada e saúde emocional, realizar ações estratégias para reabilitação, oficinas de meditação, técnicas para estimular a memória e hábitos saudáveis em geral.

A médica cooperada especialista em geriatria e gestora do setor de promoção à saúde da Unimed Curitiba, Taisa Gonçalves de Resende, explica que manter a saúde física e cuidar do equilíbrio emocional na terceira idade são fundamentais para alcançar a tão desejada qualidade de vida após os 60 anos.

Para auxiliar os idosos a se manterem ativos e preservarem sua capacidade funcional, a Unimed Curitiba ofereceu aos clientes dessa faixa etária, durante anos, os programas Não Caia Nessa e Vida Saudável.

“O Mais Vida veio para ampliar esse cuidado, unificando esses programas em um só e ajudando a melhorar a qualidade de vida e proporcionando ganhos que ajudem os idosos a conquistarem independência. Para isso, queremos que esse seja um espaço para todos os clientes que já participavam desses programas e que, mesmo durante a pandemia, continuaram com as atividades online, mas também para os clientes dessa faixa etária que ainda não participam.

As portas vão estar sempre abertas e também seguimos abertos para opiniões, críticas e dúvidas, sempre no intuito de melhorar nossas atividades e convivência.

Espero que a gente possa se ver todo dia e que a pandemia dê uma trégua”, afirma a gestora.

A sede – A expectativa era que a inauguração do Mais Vida também marcasse o retorno das atividades presenciais do programa, mas a cooperativa decidiu postergar devido ao aumento de casos de COVID-19 e a confluência com um surto de influenza.

De qualquer modo, o espaço será importante para a saúde, socialização e integração. Suas instalações modernas com salas para ginástica, área de convivência para encontros e bate-papos, café, varanda, salas de fisioterapia, consultórios e toda a acessibilidade para que os participantes possam usufruir do local com segurança e o máximo de autonomia.

A coordenadora destaca que esse espaço vai manter as aulas dentro do Mais Vida e trazer ainda outras ações como meditação, suporte para alimentação, atividade física com acompanhamento específico e uma equipe multidisciplinar diretamente envolvida no espaço e no programa. Já fazem parte uma analista de enfermagem, uma nutricionista,uma fisioterapeuta, uma psicóloga e uma profissional de educação física.

Ainda devem fazer parte da equipe uma enfermeira, um médico e estagiários de educação física e fisioterapia.

O centro de referência é mais uma oportunidade de transmitir o jeito de cuidar da Unimed Curitiba, de acordo com Marcos Kaminski, gestor administrativo do setor de promoção à saúde da cooperativa. “É um prazer enorme enxergar a concretização de um sonho de toda essa equipe que planejou e batalhou por muitos anos para ter um espaço exclusivo.

Junto com a diretoria da Unimed Curitiba conseguimos essa realização e é um grande presente poder viver esse momento com os participantes de um programa que está se desenvolvendo faz muito tempo e já passou por muitas fases.

Pensamos com muito carinho no local porque sempre entendemos a importância de ter um centro de referência para direcionar mais ações e programas. Passamos o último ano pensando em cada detalhe e no que a gente pode fazer de diferente para suprir a expectativa e as necessidades desse nosso público. Então ouvimos os participantes, cada recado e sugestão, recebemos muitas ideias do que seria interessante, atrativo e, em cima disso, oferecemos agora esse espaço para o programa Mais Vida”.

Com isso, a cooperativa amplia suas opções de atendimento, tratamento e acompanhamento de idosos, oferecendo para clientes, profissionais cooperados e funcionários ambientes adequados e instalações modernas.

“Graças à aderência, o comprometimento e o acompanhamento deles durante todos esses anos de programa, por estarem presentes nas aulas e por confiarem no nosso trabalho, nos professores e nos profissionais que estudam cada vez mais para trazer o melhor que conseguimos esse espaço especial.

É sobre o nome do programa, Mais Vida, que a gente percebe a alegria, o convívio, o relacionamento dos participantes todos os dias. Que assim continue”, conclui Kaminski.

Requisitos para participar do Mais Vida – Ser cliente Unimed Curitiba, ter idade igual ou superior a 60 anos e apresentar comprovante de vacinação contra COVID-19 e atestado médico do ano vigente.

Ao inscrever-se, o cliente fará uma avaliação individual com a equipe e receberá direcionamento das atividades em grupo.

Fonte: Unimed Curitiba – 14.02.2022.

Compartilhe!