Gestão

A força da gestão feminina na Secretaria da Saúde do Ceará

Por Redação GeHosp | 12.04.2022 | Sem comentários

A atual gestão da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), majoritariamente comandada por mulheres, executa, cotidianamente, o propósito de promover assistência individual e coletiva

A recente nomeação de Izolda Cela como primeira governadora efetiva do Ceará em 489 anos é o retrato de uma nova era em que o protagonismo feminino ganha cada vez mais espaço na administração pública estadual.

Alinhada a essa realidade, a atual gestão da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), majoritariamente comandada por mulheres, executa, cotidianamente, o propósito de promover assistência individual e coletiva para melhorar a qualidade de vida das pessoas de maneira integrada e assertiva, unindo sensibilidade e habilidade técnica.

Sob a liderança do titular do órgão, Marcos Gadelha, cinco secretárias executivas, estrategicamente selecionadas, vêm compartilhando as próprias experiências e qualificações para consolidar um trabalho cada vez mais eficiente, acessível, humanizado e acolhedor.

“Escolhi esse quadro pela qualidade dessas profissionais, que estão ao meu lado nas tomadas de decisão na Saúde do Estado. Acredito que qualquer projeto precisa da força das mulheres para ter sucesso”, enaltece Gadelha.

Tânia Mara Silva Coelho

À frente da Secretaria Executiva de Atenção à Saúde e Desenvolvimento Regional (Seade), Tânia Mara Silva Coelho descobriu, aos cinco anos de idade, a vocação que orientaria os seus passos rumo a uma trajetória profissional exemplar.

“Não escolhi minha graduação à toa. Sempre gostei de gente. Quando criança, já brincava de ser médica. Além da assistência individual, que envolve o atendimento ao paciente, a gestão em Saúde faz o meu olho brilhar, pois permite o cuidado coletivo. Hoje, estar onde estou me dá a oportunidade de ajudar e de transformar a vida das pessoas. Isso, para mim, é uma vitória”, assegura.

Ao analisar o ambiente de trabalho do qual faz parte, a gestora avalia positivamente a integração construída. “Atuamos de maneira alinhada, transparente e dialogada. O secretário da Saúde montou um time unido, honesto, sério e focado em um objetivo prioritário: oferecer cuidado de qualidade ao cidadão”, garante.

Dentre as conquistas das quais mais se orgulha, Tânia destaca a descentralização da atenção especializada à Saúde em todas as regiões do Ceará. “A regionalização é um grande marco, pois evita que as pessoas precisem percorrer longas distâncias na busca por atendimento. Hoje, o Ceará tem um Hospital Regional no Sul, no Norte, no Sertão Central, no Leste e na área de Fortaleza”, elenca.

Além da recente inauguração do Hospital Regional Vale do Jaguaribe (HRVJ), a entrega das policlínicas em Canindé e Maracanaú refletem os investimentos despendidos pelo Governo do Ceará. “Simultaneamente, o objetivo de manter as UTIs [Unidades de Terapia Intensiva] do Interior funcionando foi estabelecido desde o início da pandemia de covid-19. Temos trabalhado, também, para aperfeiçoar os consórcios”, acrescenta.

Diante das novas gerações, Tânia compartilha o exemplo extraído da própria história. “Quando se tem um propósito, nunca se deve desistir. Eu batalhei muito para chegar onde cheguei. O trabalho determinado, associado ao pensamento positivo, é muito poderoso. Deve-se apostar nisso”, orienta.

Luciene Alice da Silva

Atualmente na gestão da Secretaria Executiva de Políticas de Saúde (Sepos), Luciene Alice da Silva já participou de acontecimentos históricos da saúde pública no Ceará e no Brasil. Servidora estadual há mais de três décadas, destaca, dentre suas contribuições mais relevantes, a implantação de políticas que garantem um tratamento medicamentoso de qualidade.

“Desde a década de 1990, o Estado é referência na assistência farmacêutica. Foi uma época muito rica, de troca de experiências e desafios. Esse trabalho nos levou a Brasília. Lá, trabalhei na Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e no Ministério da Saúde, e desenvolvi atividades das quais me orgulho muito, como a descentralização da saúde. Também fiz parte do grupo que implantou a política de medicamentos genéricos e de inspeção internacional”, cita.

Por toda essa dedicação, a secretária recebeu, em 2019, a Medalha do Mérito Farmacêutico Professor Oswaldo Rabelo, que homenageia profissionais que se destacam pela sua atuação na área.

Diante do desafio de conduzir a Sepos, Luciene Alice relata a alegria e a satisfação de contribuir com uma gestão que valoriza os servidores públicos. “Todas as secretárias têm uma história muito significativa no âmbito da saúde pública. Essa preocupação do secretário Marcos Gadelha, esse olhar para os servidores de carreira foi muito marcante e relevante. Isso faz toda a diferença. Não tem competição. O que há é um desejo único de fazer acontecer, de querer que as coisas aconteçam”, destaca.

Ricristhi Gonçalves de Aguiar Gomes

O espírito de liderança, o senso de curiosidade e a atenção às necessidades coletivas vêm proporcionando à Ricristhi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde, a conquista de uma carreira exitosa, iniciada ainda enquanto estagiária da Sesa.

Servidora concursada, a profissional das Ciências Biológicas, mestre em Saúde Pública, galgou diferentes posições dentro da pasta estadual e compartilha, hoje, as lições incorporadas ao longo da vida.

“Trabalhar para as pessoas é o combustível que me movimenta. Estou na Sesa desde 2006 e, durante esse tempo, lidei com muitas gestões. A ascensão do protagonismo feminino é algo que me enche de orgulho. Compomos um time que realiza trabalhos excelentes, pautados por planejamentos, pelo monitoramento de indicadores, por metas muito claras e, acima de tudo, pela empatia“, afirma.

A gestora celebra, ainda, o patamar referencial ocupado pelo Ceará em muitas esferas da administração pública. “Temos conquistado resultados muito importantes, sobretudo, em relação à imunização e à vigilância como um todo. Isso vem sendo conquistado com dedicação e garantindo grande visibilidade para o Estado“, conta.

Respaldada pela própria trajetória, Gonçalves aposta em constante qualificação profissional. “Quando a gente amplia o nosso conhecimento, adquire capacidade para resolver mais problemas e apresentar mais soluções. Meus propósitos me guiam. Venho buscando encontrar instrumentos para me fortalecer ainda mais e impactar positivamente a vida das pessoas. Isso que mantém o meu brilho no olhar“, compartilha.

Lívia Maria Oliveira de Castro

“A habilidade de conciliar tarefas simultâneas permite a nós, mulheres, agir com resolutividade. Cuidamos dos nossos projetos como se fossem nossos filhos”, analisa Lívia Maria Oliveira de Castro, hoje à frente da Secretaria Executiva Administrativa-financeira (Seafi).

Há dez anos no serviço público, a gestora vem trilhando um caminho pautado pela assertividade, pelo diálogo constante e pela responsabilidade. Segundo conta, o processo de organização financeira da Sesa deixará legados positivos para a posteridade.

“Além disso, cuidamos da parte administrativa, da manutenção, dos contratos, da organização patrimonial e da estruturação das cadeias logísticas indispensáveis ao bom funcionamento da Saúde”, informa.

O Centro de Distribuição implantado em Maracanaú é um bom exemplo desse esforço e objetiva assegurar maior efetividade à entrega de insumos e, consequentemente, ao atendimento hospitalar. “Tudo acontece de forma interligada aos setores e às unidades”, reforça.

Ao relembrar os sonhos de infância, Lívia resgata, emocionada, a projeção que fazia de si enquanto adulta. “Meu pai sempre trabalhou em escritório e, desde pequenininha, eu me imaginei fazendo o mesmo. Conseguia me visualizar trabalhando em uma mesa, assinando papéis, tomando decisões importantes. Considerava um sonho distante, mas, hoje, estou aqui, integrando um time feminino que encaminha pautas de maneira efetiva“, revela.

Conforme avalia, colecionar boas referências e adquirir bons exemplos nos quais se espelhar são fatores diferenciais. “Sempre admirei chefes articulados. Além disso, trabalhar direitinho, com honestidade e empenho, cedo ou tarde, garantirá reconhecimento”, acredita.

Yannasha Mary Barros Monteiro

“O termo servidor público, para mim, carrega um valor muito representativo. A minha personalidade sempre esteve inclinada a servir, a ajudar o outro sempre. Isso me faz acreditar que estou no lugar certo“, reflete Yannasha Mary Barros, secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna.

Tornar a assistência à Saúde cada vez mais aprimorada destaca-se dentre os objetivos estabelecidos pela advogada e administradora, que encontrou, no exercício diário de sua atribuição, a sua verdadeira felicidade profissional.

“Eu me coloquei à disposição do cargo e trago a experiência adquirida em outras instâncias e repartições, a exemplo da Superintendência Estadual do Meio Ambiente. Gerir pessoas potencializa as minhas qualidades. É uma satisfação liderar um grupo tão grande, que alcança todo o Estado”, resume.

As atividades executadas reúnem esforços intersetoriais. “Atuamos aqui desenvolvendo, pensando e planejando o orçamento de todo o Estado no que tange à saúde pública, caminhando, de mãos dadas, com as outras secretarias executivas. Nosso intuito é melhorar a vida de quem mais precisa”, diz.

A humanização é um dos pilares prioritários para os diversos públicos, incluindo o interno, composto por colaboradores, e o externo, formado pelos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em geral.

“Sempre busco, onde quer que eu esteja, trazer para o ambiente de trabalho transformação, leveza e acolhimento, tornando o cotidiano menos tenso. Ao trabalhar a nossa base e assegurar satisfação laboral, nossos trabalhadores irão atuar de maneira mais feliz e satisfatória, impactando, diretamente, o atendimento ao cidadão“, avalia.

Fonte: Notícias e Fatos – 12.04.2022

Compartilhe!