Saúde

Associação Voluntários da Saúde completa 1 ano de apoio à saúde pública

Por Redação GeHosp | 12.04.2022 | Sem comentários

Com o propósito de auxiliar gratuitamente hospitais e instituições que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS) em desafios atuais e futuros, a Associação Voluntários da Saúde (AVS), celebra seu primeiro ano de atuação.

A Anahp, parceira e apoiadora das iniciativas da entidade, disponibilizou sua sede em São Paulo para atuação dos voluntários – que, no início de abril deste ano, começaram a trabalhar no espaço dedicado.

A inciativa, liderada pelo presidente em exercício, Fernando Torelly, também CEO do Hcor, foi criada em abril de 2021 em um momento da pandemia da Covid-19 em que hospitais sofriam com superlotação de pacientes e escassez de equipamentos e medicamentos.

Tendo em vista o cenário crítico, Torelly convidou gestores para compartilharem seus conhecimentos com as instituições de saúde. Dez dias após o anúncio, 85 profissionais integraram a causa.

Em julho do mesmo ano, ocorreu o lançamento oficial da AVS durante a solenidade de premiação dos “100 Mais Influentes da Saúde da Década”, promovida pelo Grupo Mídia.

Neste momento, a iniciativa já contava com mais de 400 voluntários, entre médicos, enfermeiros, nutricionistas, administradores, engenheiros, advogados, jornalistas e outros profissionais da área da saúde.

Quatro meses depois, o grupo empossou sua diretoria e constituiu-se formalmente como entidade, dividida em 13 grupos técnicos por área de atuação.

No início de 2022, a AVS direcionou seus esforços para apoiar a Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) em um projeto de solidariedade às vítimas das fortes chuvas na Bahia com a arrecadação de doações destinadas à compra de roupas, kits de higiene, alimentação e infraestrutura.

A partir desta ação, a colaboração entre as entidades foi ampliada, tornando a Anahp a primeira parceira oficial da AVS. Hoje, os voluntários contam com uma sede administrativa, com espaço de coworking e sala de reunião, concedida pela associação de hospitais.

Atualmente, os mais de 600 voluntários ativos da AVS já participaram e, em alguns continuam atuando em projetos de 13 hospitais com consultoria de gestão: Hospital Alfa (PE), Hospital de Caridade de Carazinho (MG), Hospital dos Raros (SP), Hospital Independência (RS), Hospital Pronto Socorro de Porto Alegre (RS), Hospital Público Municipal de Macaé (RJ), Hospital Restinga e Extremo-Sul (RS), Hospital São Francisco de Paula (RS), Hospital São Luiz Gonzaga (RS), Instituto Dante Pazzanese (SP), Instituto São Vicente de Paulo (MG), Santa Casa Três Pontas (MG) e Vila São Cottolengo (GO).

“Foi um ano de muitas conquistas e que trouxe uma enorme gratificação para nós. Se o trabalho de voluntário faz bem às instituições apoiadas, faz um bem ainda maior àqueles que têm a oportunidade de doar o seu conhecimento para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, ressalta Torelly.

Resultados positivos
Um mês após a formação da Associação Voluntários da Saúde, o Hospital Restinga e Extremo-Sul, de Porto Alegre (RS), foi o primeiro a receber a consultoria dos voluntários.

O grupo realizou um diagnóstico do hospital e elaborou um planejamento estratégico com ações a serem implementadas a médio e longo prazo. Perante o resultado satisfatório, o diretor geral do Hospital, Paulo Fernando Scolari, frisa que a importância do voluntariado para a melhoria das entidades que atuam no SUS é imensurável.

“A partir deste trabalho, muitas instituições serão habilitadas para prestar um atendimento digno e resolutivo aos pacientes. Em nome do Hospital Restinga Extremo-Sul, agradeço aos voluntários pela dedicação a esta nobre causa e divisão de conhecimento com todos nós”, complementa Scolari.

A Vila São Cottolengo, instituição filantrópica de saúde localizada em Trindade (GO), também contou com o apoio da AVS. Em setembro de 2021, os voluntários iniciaram um trabalho de capacitação de líderes, estruturação das áreas de Governança Corporativa, Escritórios de Projetos, Qualidade e Segurança do Paciente, além da reformulação das ações de marketing do hospital.

O projeto, ainda em andamento, tem contribuído para a formação e aprendizado dos profissionais, além da motivação de todos os colaboradores à melhoria contínua. Cinara Francisca da Silva, controller da Vila São Cottolengo, afirma que os projetos estão evoluindo de forma excepcional e única, devido ao empenho do hospital e dos voluntários, que se adaptaram a cultura tradicional para promover as mudanças significativas. “Todas as entregas realizadas pelos Voluntários da Saúde possuem alto valor agregado, sempre superando as expectativas.

O encontro entre a Vila e a Associação possibilitou a percepção do real sentido do voluntariado, o comprometimento por uma causa, e, neste caso, que causa nobre a de disseminar conhecimento para o alcance de excelência operacional. Obrigada a todos os voluntários envolvidos neste projeto grandioso”, conclui Cinara.

Fonte: ANAHP – 12.04.2022.

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!