Saúde

HSF-RJ inaugura serviço multidisciplinar de cirurgia bariátrica e metabólica

Por Redação GeHosp | 07.08.2022 | Sem comentários

Cerca de 96 milhões de brasileiros estão acima do peso, de acordo com a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até 2030, a estimativa é de que sete a cada 10 pessoas estejam acima do peso e uma a cada quatro estejam obesas, de acordo com o estudo ‘A Epidemia de Obesidade e as Doenças Crônicas Não Transmissíveis’, financiado pelo CNPq.

A cirurgia bariátrica e metabólica tem sido uma importante forma de combater a obesidade, sobretudo nos casos em que os pacientes têm comorbidades ou são idosos.

Estudo recente realizado nos Estados Unidos revelou que o risco de mortalidade por doenças cardíacas em pessoas obesas e com mais de 65 anos se reduziu em até 60% com a realização da cirurgia bariátrica.

Com o intuito de oferecer um atendimento cada vez mais completo aos seus pacientes, o Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF – RJ) está inaugurando o novo serviço voltado para pacientes que buscam cirurgia bariátrica e metabólica, cirurgia geral, proctologia e videolaparascopia, com atenção integral e multidisciplinar.

“Convidamos o cirurgião Aurélio Bottino, médico experiente e altamente capacitado para coordenar esse novo serviço. Bottino é um dos pioneiros na realização da cirurgia bariátrica no Brasil e acompanhou todas as evoluções dessa técnica, que a partir de agora estará disponível para os pacientes do HSF também”, comemora Frei Isaac Prudêncio, diretor geral do Hospital.

O novo serviço, batizado de Instituto Dr. Bottino, é um projeto antigo do cirurgião. “Desde 1975 eu realizo procedimentos diversos no centro cirúrgico do HSF, mas só agora, finalmente, consegui reunir todas as condições ideais para concretizar esse projeto exatamente da forma como eu planejei”, conta o médico, que é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Um dos principais diferenciais do novo núcleo de cirurgia bariátrica é a agilidade no atendimento. “Vamos oferecer atendimento no mesmo dia, com uma abordagem multidisciplinar.

Nosso objetivo é que o paciente receba todas as informações e orientações desde a primeira consulta e saia com as próximas consultas e exames marcados.

Agilizar esse processo garante mais segurança e deixa o paciente mais confiante no serviço. Vamos oferecer facilidade para o paciente e esta é a grande vantagem de estar em um grande hospital com toda a estrutura de ponta: realizar consultas, exames e até a cirurgia no mesmo lugar”, afirma Bottino, que integra como membro titular a Câmara Técnica de Cirurgia Digestiva, Bariátrica e Metabólica e de Vídeolaparoscopia do Conselho Regional de Medicina (CRM-RJ).

A equipe do novo serviço conta com cirurgiões, psicóloga, nutricionista, coloproctologista, endocrinologista e professor de educação física.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital São Francisco na Providência de Deus- 07.08.2022

Compartilhe!