Inovação

Tecnologia na saúde: pacientes e organizações são beneficiados com IA e Ciência de Dados

Por Redação GeHosp | 04.04.2023 | Sem comentários

O setor melhora a escalabilidade e contribui com coleta de informações, além de automação de processos.

A área da saúde enfrenta constantes desafios em relação à profissionais qualificados e soluções que otimizem as operações.

A ciência de dados e a Inteligência Artificial (IA), no entanto, podem ser grandes aliadas para organizações que desejam melhorar a escalabilidade e adotar tecnologias integradas para contribuir na coleta de informações e automatização de processos para melhorar a eficiência. 

“Historicamente, o setor sempre abraçou novidades. A busca pelo aprimoramento é ainda mais intensa nos últimos anos, por conta da transformação digital que ocorreu em diversas indústrias. Não é por menos que vimos a área ser remodelada e surgirem mecanismos como telemedicina e monitoramento remoto de doentes, além de análises e automatização de dados. A convergência da área da saúde e tecnologia é um fato”, pontua Vinícius Gallafrio, CEO da MadeinWeb, provedora de TI e transformação digital. 

De acordo com o executivo, com a população mundial envelhecendo e o risco de doenças aumentando, os sistemas de saúde pesquisam alternativas para oferecer melhores serviços, sem aumentar os custos. A tecnologia é fundamental para isso. 

“A ciência dos dados e a IA podem desbloquear conhecimentos valiosos a partir de dados, gerir e assegurar grandes volumes de informação, e automatizar muitos dos seus processos empresariais para melhorar sua eficiência e desempenho. A IA também pode ser utilizada para fornecer cuidados médicos avançados e personalizados tanto em território nacional, quanto internacional”, explica. 

Armazenamento e segurança de dados

A integração dos sistemas já existentes com novos e a migração de dados são grandes questões para as organizações de saúde. A migração para a nuvem pode ser a melhor alternativa. 

“Os benefícios de uma solução de armazenamento convergente pode simplificar a arquitetura e reduzir significativamente os custos. Estas soluções podem fornecer gestão centralizada, capacidade escalável e flexível, e desempenho otimizado com investimento rentável.

Também podem implementar uma solução de nuvem híbrida para armazenar e gerir os seus dados.

Em uma uma plataforma confiável e escalável para alojar e proteger dados e aplicações críticas, além de ajudar as organizações de saúde a operarem em múltiplos ambientes”, conclui o CEO da MadeinWeb. 

Sobre a MadeinWeb

A MadeinWeb é uma provedora de serviços de TI com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Portugal, com mais de 20 anos de atuação no setor de tecnologia.

Como parceira de grandes empresas, a Made possui a capacidade de entregar projetos sob medida para os seus clientes, ajudando na inovação tecnológica. 

A empresa possui squads dedicados para realizar projetos, usando a inteligência artificial voltada para negócios.

Também oferece consultoria corporativa e utiliza a nuvem para garantir escalabilidade em cada processo de implementação tecnológica e cibersegurança, com serviços que ajudam a expor potenciais lacunas ou ameaças.

Fonte: Assessoria de Comunicação NR7 – 04.04.2023.

Compartilhe!