Associação Médica do RS realiza encontro inédito de Inovação e Tecnologia com Hospitais
Por Redação GeHosp | 07.07.2024 | Sem comentáriosRepresentantes das instituições compartilharam experiências na área
Um encontro de inovação e tecnologia realizado na Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS), proporcionou a discussão e o conhecimento de novidades que estão sendo aplicadas por sete instituições hospitalares.
O diretor Científico da AMRIGS, Guilherme Napp, destacou a importância da troca de ideias e experiências, visando promover melhorias contínuas no setor de saúde.
A primeira apresentação mostrou implementações no Hospital Santa Casa, que atende de 65% a 70% dos pacientes via SUS, enfrentando um déficit anual.
Diante desse desafio, o hospital tem buscado propostas que contribuam para a sustentabilidade e eficiência.
As iniciativas incluem a prática de inovação aberta, conexões com ecossistemas, fomento à cultura inovadora e o desenvolvimento de soluções criativas.
Além disso, a instituição atua diretamente nas dificuldades internas e foca em evitar e reduzir custos, demonstrando um compromisso contínuo com a melhoria dos serviços e a manutenção de um atendimento de qualidade.
O histórico de inovação no Hospital de Clínicas enfrenta os dilemas do crescimento e a expansão de sua área, que, se por um lado amplia a capacidade de atendimento, também exige que a estrutura de trabalho seja capacitada.
Atualmente, são 700 projetos de pesquisa apresentados por ano pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia (NITT), órgão que, por sua função estratégica, é ligado à direção.
O Programa Way Innovation, desenvolvido pelo Hospital Mãe de Deus, capta e absorve soluções que tenham aderência aos desafios, capturando valor para o segmento de saúde, educação e responsabilidade social.
Já o Hospital São Lucas da PUCRS tem na área de inovação um aliado importante: o TecnoPUC.
O núcleo trabalha para simplificar a geração de ideias, encorajando pessoas a proporem melhorias que gerem impacto com base na criatividade.
As ações procuram focar na mentalidade inovadora, aproveitando a participação de stakeholders como médicos, enfermeiros, técnicos, colaboradores, estudantes, professores, farmacêuticas, empresas, startups.
Catalisar ideias, inspirar pessoas e transformar vidas é um dos propósitos do time de consultores em inovação do Hospital Ernesto Dornelles.
A área de ensino e pesquisa trabalha por meio de atividades como o programa de desenvolvimento de “innovators”, culturas de inovação e formação continuada, entre outros aspectos. Um dos pilares tecnológicos integra interoperabilidade, inteligência artificial e engenharia de resiliência.
O Hospital Moinhos de Vento apresentou o Atrion Habitat, um centro moderno para conexão com startups e grandes empresas nacionais, que desenvolve e valida ideias.
Entre as bases de trabalho estão a geração de novas receitas, diferenciação, melhores experiências e reputação.
Por fim, o Hospital Divina Providência foca na temática de inovação aberta, que, nas primeiras conversas, trazia receio, mas foi vencido mediante uma mudança de cultura.
O objetivo é olhar o que o mercado está usando de tecnologia para melhoria em processos e na jornada do paciente, bem como nas questões ligadas à sustentabilidade.
Centro de Simulação e Treinamento da AMRIGS
O diretor Científico da AMRIGS, Guilherme Napp, relatou como foi o desenvolvimento e criação do Centro de Simulação e Treinamento da AMRIGS, coordenando uma visita com os participantes ao espaço.
O complexo de aproximadamente 645m² é formado por salas de aula, auditório, espaço para ambientação de uma Unidade de Terapia Intensiva, centro obstétrico e centro cirúrgico.
Também é composto de cenário para simulação de atendimentos de emergência, como acidentes automotivos e catástrofes naturais.
Oferece a possibilidade de representação de diversos procedimentos clínicos e ambulatoriais, voltados para o treinamento de alunos de Medicina, médicos e demais profissionais da saúde.
É o maior e mais bem equipado centro de simulação do Rio Grande do Sul!
Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas na Medicina
Ao final do encontro, os participantes foram convidados a participar do Prêmio AMRIGS de Melhores Práticas na Medicina, que está com inscrições abertas.
A iniciativa reconhece e premia quem busca aprimorar a prática médica em todo o Brasil.
É dividido em cinco categorias, abrangendo propostas tanto do setor público quanto privado, além de projetos acadêmicos e do Terceiro Setor.
Na ocasião, foram apresentados os critérios considerados na avaliação: economicidade, originalidade, alcance, repercussão da iniciativa, aplicabilidade e metodologia.
As inscrições podem ser feitas através do link https://www.amrigs.org.br/premio-amrigs-melhores-praticas-na-medicina/.
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre a AMRIGS
A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:
- Fomentar a ciência e a cultura médica;
- Promover a defesa profissional;
- Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
- Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.
Fonte: Assessoria de Comunicação Associação Médica do Rio Grande do Sul – 07/07/2024.