Alexandre Padilha é empossado no Ministério da Saúde
Por Redação GeHosp | 10.03.2025 | Sem comentáriosNovo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, tomou posse nesta segunda-feira (11), uma de suas priorizações será a redução do tempo de espera para atendimento especializado no Sistema Único de Saúde-SUS, um dos principais gargalos do sistema público.
O problema é crônico e se arrasta por várias gestões anteriores, Padilha reconheceu o problema e afirmou que o governo buscará soluções concretas e eficientes.
“Todos os dias vou trabalhar para buscar o maior acesso e o menor tempo de espera para quem precisa de atendimento especializado no nosso país. Não há solução mágica para um gargalo que ultrapassa décadas e que se agravou com a pandemia e o descaso do governo anterior.”
Para enfrentar o problema, Padilha anunciou que pretende revisar a tabela SUS, responsável pela remuneração dos serviços prestados pela rede privada e conveniada ao sistema público de saúde.
Ele argumentou que a forma como essa tabela funciona hoje não incentiva a redução das filas:
“Sei que a tabela SUS, da forma como remunera os serviços hoje, não acabará com a peregrinação do nosso povo. Teremos a coragem e a sabedoria necessárias para enterrar esse modelo da tabela SUS e construir um novo modelo.
Começaremos essa renovação pelos serviços que geram mais tempo de espera. Teremos um novo modelo de remuneração.
Pagaremos mais e melhor para atendimento especializado que aconteça no tempo correto. Uma tabela que poupe o tempo.”
A posse de Padilha simboliza uma mudança de estratégia do governo: sai uma ministra mais técnica, ligada à comunidade científica, e entra um ministro com forte experiência política e capacidade de articulação com parlamentares e governadores.
Fonte: G1- 10/03/2025