Saúde

Santa Joana está entre os 5 melhores hospitais do Brasil em Obstetrícia e Ginecologia

Por Redação GeHosp | 15.09.2025 | Sem comentários

Ranking global World’s Best Hospitals, da revista americana Newsweek, reconhece excelência em atendimento, inovação e segurança.

Hospital e Maternidade Santa Joana está entre os cinco melhores hospitais brasileiros na especialidade de Obstetrícia e Ginecologia e entre os 100 melhores do mundo, segundo o ranking global World’s Best Hospitals 2026, elaborado pela revista americana Newsweek em parceria com a empresa de pesquisa de dados Statista.

A edição deste ano avaliou 2.400 hospitais em 30 países, incluindo Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Japão, destacando instituições de excelência em atendimento, pesquisa e inovação.

No levantamento, o Santa Joana conquistou a 93ª posição na especialidade e, na classificação geral dos hospitais de diferentes partes do mundo, subiu cinco posições quando comparado ao ano anterior.

Já o Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, também integrante do Grupo Santa Joana, ficou em 6º lugar entre os principais hospitais brasileiros e em 155ª posição no ranking mundial.

A publicação Newsweek considera um amplo processo de avaliação, que inclui pesquisas online com milhares de especialistas médicos, dados sobre a experiência do paciente, métricas de qualidade hospitalar e a implementação de Medidas de Resultados Relatadas pelo Paciente (MRPs), questionários padronizados que medem a percepção do paciente sobre bem-estar e qualidade de vida.

“Estar entre os melhores hospitais do mundo reafirma o nosso compromisso com a excelência, a segurança e o cuidado humanizado em todas as fases do atendimento materno-infantil, além de reforçar a confiança dos pacientes que nos procuram e de profissionais de saúde, em um cenário global com mais de 215 mil hospitais.

Cada posição no ranking representa o esforço de nossas equipes para oferecer o que há de melhor em obstetrícia, neonatologia, pediatria e saúde da mulher”, destaca o Dr. Eduardo Cordioli, diretor Técnico de Obstetrícia do Grupo Santa Joana.

O Hospital e Maternidade Santa Joana foi pioneiro no Brasil ao introduzir as suítes LDR (Labor, Delivery and Recovery Room), apartamentos projetados especificamente para gestantes que desejam o parto normal.

Além disso, em abril deste ano inaugurou a sala de parto digital – um espaço que associa inteligência artificial e outras tecnologias na assistência ao parto.

Para garantir excelência no cuidado, o Santa Joana promove treinamentos constantes para seu corpo clínico e profissionais externos de como agir de maneira coordenada no dia a dia e em situações extremas, assegurando protocolos padronizados e alta segurança em todos os procedimentos.

Segundo a Statista, o número de hospitais no mundo deverá chegar a 215.977 até 2026, tornando rankings como este ainda mais relevantes para orientar pais e responsáveis na escolha de instituições confiáveis e comprometidas com boas práticas de cuidado e inovação.

Sobre o Grupo Santa Joana 

O Grupo Santa Joana administra as Maternidades Santa Joana, Pro Matre Paulista e Santa Maria, em São Paulo. Considerado um dos maiores grupos privados de maternidades da América Latina, o Santa Joana ainda contempla centros de Endometriose, Diagnóstico e Medicina Fetal e é a instituição líder no ranking nacional de maternidades, além de ser a única com parceria em estudos científicos com renomadas universidades, como Stanford e Harvard.

A união das Maternidades do Grupo Santa Joana proporciona a troca de experiência, conhecimento e tecnologia, originando uma instituição de referência internacional em obstetrícia, ginecologia e neonatologia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Hospital e Maternidade Santa Joana

Compartilhe!