Medicamentos

CNS homologa assistência farmacêutica em hospitais

Por Roberta Massa | 06.03.2018 | Sem comentários

Mais uma conquista para valorização do papel do farmacêutico.

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, assinou no último dia 21 de fevereiro, a homologação da resolução 565, de 10 de novembro de 2017, do Conselho Nacional de Saúde (CNS).

Que garante a prestação de assistência farmacêutica em hospitais, independentemente do porte e do número de leitos disponíveis.

O texto também determina que o CNS solicite ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária que execute ações articuladas nacionalmente.

Para enfrentar os riscos advindos do não cumprimento das normas sanitárias, com o objetivo de proteger os usuários de medicamentos no ambiente hospitalar.

A resolução também estabelece o encaminhamento, ao Ministério Público Federal, de solicitação de medidas judiciais cabíveis.

Para o cumprimento das normas existentes relativas a atividades que envolvam medicamentos nos ambientes hospitalares.

A normativa foi uma necessidade observada pelos conselheiros do CNS.

Tendo em vista que algumas decisões judiciais estão desobrigando hospitais com até 50 leitos de possuírem farmacêutico responsável técnico.

Para o presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos e atual presidente do Conselho Nacional de Saúde, Ronald Ferreira dos Santos.

“A homologação representa um forte reconhecimento da autoridade técnica do profissional farmacêutico na gestão e na assistência à saúde em todos os níveis de atenção”.

Fonte: Panorama Farmacêutico – 06.03.2018.

Ebook Lean Six Sigma em Saúde, baixe agora o seu.Ebook Lean Six Sigma em Saúde
Compartilhe!