CoronaVírus

Vacinação da Covid19: Muitos desafios pela frente

Por Redação GeHosp | 08.10.2020 | Sem comentários

A vacinação da Covid 19 é esperada anciosamente por todo o mundo, as pessoas contam os dias para que a imunização possa começar.

É claro, que precisamos ser realistas, é importante ter a segurança necessária para que a vacinação da covid 19 não se torne um problema maior do que o próprio vírus.

Existem outras questões importantes além da vacina em si, mas sim a organização da vacinação da Covid19.

O Ministério da Saúde já se organiza para que exista um planejamento pronto e eficiente no momento que as primeiras vacinas estiverem prontas.

Aproveite: Compre o eBook: Lean Six Sigma em Saúde

Vacinação da Covid19: O que teremos pela frente?

Atualmente, mais de 150 candidatas à vacina estão em desenvolvimento ao redor do mundo, e por isso é possível que em algum momento uma delas se mostre bastante efetiva para frear o número de contágios. Ainda que parcialmente.

No entanto, apesar dos sinais que alimentam o otimismo, não há qualquer garantia de que no futuro próximo haverá uma vacina suficientemente boa para parar a pandemia.

Por esse motivo, analisar todos os cenários possíveis e ter em mente um plano B no qual não exista vacina é um exercício necessário de responsabilidade e transparência.

Lamentavelmente, se tem algo com que podemos estar seguros nesta pandemia é que o novo coronavírus veio para ficar.

Vacianação da Covid19: O que será feito

Quando a campanha de vacinação da covid19 começar um dos pontos mais importantes será como a tecnologia pode ser utilizada para tornar o processo mais rápido e dinâmico?

Alguns pontos importantes estão sendo estudaos afinal, a vacinação da Covid19 não pode ser feita com aglomeração é necessária agilidade.

Também é importante saber como será feita durante a campanha de vacinação da covid 19, o monitoramento e rastreabilidade do sistema.

Vacinação da Covid19: Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização

Para atender a necessidade da vacinação da Covid19 o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, esta sendo totalmente modernizado.

A modernização irá garantir :

  • Monitoramento de eventos adversos
  • Rastreabilidade
  • Registro na carteira de vacinação digital
Carteirinha de vacinação digital

Vacinação da Covid19: Certificado de Vacinação

Um dos maiores avanços conseguidos nos últimos anos da Saúde no Brasil foi o Conecte SUS.

O Conecte SUS é um programa do Governo Federal com a missão de materializar a Estratégia de Saúde Digital do Brasil, fomentando o Apoio à Informatização da Atenção Primária à Saúde (Informatiza APS) e a troca de informação entre os estabelecimentos de saúde nos diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde através da disseminação de um conjunto mínimo de dados.

Isto está sendo possível com a implementação de uma complexa plataforma, em nuvem, denominada Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) que, com o uso de tecnologias emergentes, proporcionará o acesso aos profissionais de saúde à história clínica do paciente, permitindo a continuidade e a transição do cuidado.

Conheça o Certificado de Vacinação

A partir do Conecte SUS será possível oferecer durante a campanha de vacinação da Covid19 um certificado de vacinação em forma de PDF com QrCode de validação.

Vacinação da Covid19: Como acessar o Conect SUS

O aceso a plataforma do Conect SUS é muito simples, será feita pelo aplicativo ou diretamente pela versão web.

Veja como Acessar o Conecte SUS

Dentro da plataforma o cidadão poderá emitir o certificado de vacinação da Covid19.

Será possível, também, através da plataforma compartilhar ou enviar o certificado.

Vacinação da Covid19: desafios sendo enfrentados

A Covid19 trouxe uma dura lição para todos, o quanto somos frágeis. Milhares de pessoas perderam a vida e a luta ainda vai levar tempo.

É fundamental trabalharmos juntos e ao mesmo tempo apoiar os profissionais de Saúde para que juntos possamos vencer essa batalha.

Compartilhe!