Projeto de leitura premia pacientes da pediatria no INTO
Por Redação GeHosp | 26.12.2022 | Sem comentáriosLivros são aliados na recuperação dos pequenos e já beneficiaram 115 crianças
O quarto de hospital dá lugar ao mundo da fantasia e da imaginação: é por meio da leitura que os pacientes atendidos pela pediatria do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) tornam mais leves os longos períodos de internação.
E foi folheando as páginas de 61 livros que a pequena Júlia, de 10 anos, conquistou o primeiro lugar do concurso de leitura realizado pelo Instituto em parceria com o site “Devoradores de Livros”.
“Eu estou muito feliz com o prêmio. Sempre tive o hábito de ler, desde pequena, mas aqui no INTO eu passei a ler muito mais”, comemora Júlia que, mesmo após receber alta, segue devorando as páginas das histórias infantis. Ela está entre as 115 crianças e adolescentes atendidas pela área da pediatria que já participaram do projeto.
Em sua 6ª edição, a premiação tem como objetivo estimular o hábito da leitura e integra as ações do Fortalecer, programa de educação em saúde que visa promover a prevenção de doenças crônicas e ortopédicas na infância. “Além de ampliar os horizontes das crianças, a leitura é uma ferramenta importante durante a recuperação desses pacientes, pois ajuda a transformar o ambiente hospitalar em um ambiente mais lúdico”, destaca a idealizadora do Fortalecer e diretora-geral do INTO, Germana Bahr.
O projeto
O INTO foi a primeira unidade do SUS a realizar parceria com o site Devoradores de Livros. Os pacientes atendidos na enfermaria pediátrica são cadastrados no site por uma pedagoga do Instituto.
Após a leitura dos livros recomendados, as crianças testam seus conhecimentos respondendo a diversas questões sobre as histórias lidas.
As respostas certas garantem moedas que podem ser usadas para personalizarem seu “mascote virtual”, criado no momento do cadastro.
Fonte: Asssessoria de Comunicação INTO- 26.12.2022