Promoção

Promoção-Documentário Sicko SOS Saúde

Por Roberta Massa | 01.03.2011 | 4 comentários

Publicidade

Nesta semana tínhamos uma atividade para fazer  em sala de aula que confesso a princípio não fiquei muito animada, deveríamos assistir  a um filme e responder algumas questões.

Assistir filmes em sala de aula geralmente é um exercício cansativo, porém para minha surpresa o filme me prendeu do inicio ao fim, sendo que após duas horas de exibição  ainda  estendemos o horário conversando sobre o assunto.

O documentário chamado Sicko SOS Saúde, mostra a realidade do sistema de saúde dos EUA, como as pessoas são tratadas de forma desumana, tanto as que possuem plano de saúde particular como as que não possuem.

Já tinha ouvido falar antes deste documentário, mas não havia oportunidade de assistir, sei que o Governo Obama implementou uma reforma no sistema de saúde na expectativa de melhorar o caos que existia, mas a sociedade americana encarou o projeto de forma polêmica e não é consenso entre as pessoas  o fato do governo arcar com despesas de um sistema de saúde que seja universal, isto é para todos.

O filme também passa por outros países como Canadá, Inglaterra, França e Cuba deixando nítido o contraste e o vergonhoso modelo de saúde norte americana.

Fiquei chocada ainda por ver como as empresas de saúde americanas bombardeiam as pessoas com propaganda negativa sobre os sistemas de saúde desses países, fazendo com que o povo acredite que está no Paraíso.  Empresas inescrupulosas que pagam bonificação aos médicos auditores que negam o maior número  de procedimentos possíveis.

Promoção
Não vou mais entrar em detalhes do filme, todo profissional de saúde, em minha opinião deve assistir ao documentário e fazer uma reflexão entre os modelos de saúde mostrados no filme e mesmo o que existe em nosso país.

Todos sabem que podemos e devemos aprender com novas culturas elementos que possam contribuir para melhorias.

Para facilitar sua vida o Gestão Hospitalar irá presentear o leitor do Blog com o combo especial do Filme. Para participar basta seguir o @Gestaohosp no twitter  e divulgar esse post entre seus seguidores.

O sorteio será realizado no dia 21 de março, segunda-feira.

Os comentários aqui não serão obrigatórios para definir o vencedor, mas  ele com certeza enriquecerá o nível da discussão e do aprendizado de todos.

Compartilhe!
  • Thais Sc.

    Filme sensacional. Por falta de uma assisti algumas vezes. O olhar crítico do Moore sobre os diversos aspectos da saúde nos faz refletir sobre o NOSSO sistema de saúde.
    Não estamos tão bem quanto a França ou a Inglaterra, mas por termos um país de grandes dimensões temos um sistema de saúde (pelo menos na sua ideologia) muito bom, e que não é de excelente qualidade por conta da extensão do território, do desvio de verba e por negligência governamental.
    Estamos um passo a frente dos EUA, mas muitos atrás de CUBA, que investe na saúde, e nos profissionais. Mesmo sendo um país de economia debilitada, no serve de exemplo de que podemos ser referência mundial no quesito SAÚDE.

    • Boa noite, Thais.
      Excelente comentário, sua visão não é diferente da minha, nosso sistema realmente é muito bom, porém acredito que além do problema da grandiosidade do nosso país também temos a má administração dos recursos disponíveis. Agradeço seu comentário, fique a vontade para comentar sempre, essa troca é muito importante para o nosso desenvolvimento e crescimento profissional. Até aula…

      • Glauco

        Bem,que a medicina dos Estados Unidos não é a melhor do mundo,isso não se discute mais porém,os benefícios de um ambiente competitivo são inquestionáveis em detrimento da ineficiência dos organismos públicos.O mundo capitalista ja demonstrou seu vigor em gerar melhorias e se reinventar continuamente em busca do lucro e do capital.O que parecia ser um contra senso se mostrou como a grande força motriz da humanidade.Comparar realidades economicas e culturais diferentes a luz do sucesso ou insucesso de seus sitemas de saúde não parece ser uma metodologia eficaz.Uma vez que permite se manipular resultados em funçào de um olhar bastante pessoal.Quando se pensa em tratamentos de qualidade não se fala em medicina cubana ou sueca e sim na medicina dos Estados Unidos que por suas caracterisiticas capitalistas atrai os melhores profissionais,os melhores investimentos e os melhores debates.Alguém duvida da qualidade da acreditaçao dos Estados Unidos pela joint comission?
        Um país de dimensoes continentais nào deve se comaparar com ilhas ou países de populacao estável e homogenea.Por muito tempo o modelo liberal de medicina americana foi almejado e agora,décadas depois,podemos fazer uma analise critica e reinventa-lo.O capital permite isso.

  • Thanks for the sensible critique. Me and my neighbor were just preparing to do some research on this. We got a grab a book from our area library but I think I learned more clear from this post. I’m very glad to see such excellent info being shared freely out there.