Gestão

Auditoria em saúde e sua importância para qualidade no atendimento

Por Roberta Massa B. Pereira | 29.10.2016 | 1 comentário

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A área da saúde vem se desenvolvendo rapidamente, no passado os equipamentos de diagnósticos não eram tão precisos.

Os exames laboratoriais não geravam resultados específicos e os sistemas de gestão não eram totalmente integrados.

Sabemos que todo o desenvolvimento da área é muito significativo tanto para a cura dos pacientes como para competitividade e os processo de gestão das instituições.

Porém, sabemos que por trás deste desenvolvimento são necessários  investimentos que geram altos custos.

Um grande mestre em administração hospitalar, que tive a honra de tê-lo como  professor Marcos Jose Ferraz Moura, dizia sempre: 

“Administrar é planejar, organizar, dirigir e controlar uma unidade de negócio, com o menor custo possível;

Transformando os recursos humanos, materiais e financeiros em uma instituição rentável com produtividade, resolutividade, qualidade e segurança”.

A qualidade no serviço atrelado ao menor custo possível é algo desafiador em todas as áreas e nas instituições de saúde não seria diferente.

Uma das maneiras de controlar os custos é a utilização de métodos e técnicas de auditoria em serviços de saúde.

Group of doctors discuss work

Auditoria de contas hospitalares

Mas afinal de contas o que é a auditoria na área da saúde?

A auditoria é uma analise sistemática e independente, que analisa e compara se os procedimentos prestados aos pacientes estão em conformidade com o que é previsto em contrato e com as reais necessidades dos pacientes.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a auditoria também tem o objetivo de avaliar a execução de programas e convênios.

Assim como a destinação correta dos recursos disponíveis, evitando desvios, cobranças em duplicidade.

O setor vem crescendo a cada dia e tem sido muito valorizado nos mercado.

Em algumas instituições ele é somente visto como um indicador de controle voltado para a redução de custos, principalmente nas operadoras de plano de saúde.

Onde os auditores geram as famosas “Glosas”  onde  os procedimentos fora dos pacotes previamente acordados são glosados.

No meio dessa grande guerra, saúde suplementar, SUS, operadoras de saúde e os hospitais.

Somente aqueles que estiveram preparados é que vão conseguir sobreviver nesta batalha.

Por este motivo muitas instituições passaram a  investir significativamente na área de auditoria e controladoria e o resultado desse investimento vem sendo muito significativo.

Os investimentos são realizados nos sistemas de informação através da parametrização dos sistemas de informação, assim como no processo de auditoria interna realizado pelas equipes de auditoria de pré e pós faturamento.

Este método é capaz de garantir a redução dos custos, mas também  pode garantir a qualidade na assistência prestada.

A identificação de erros proporciona e melhoria continua dos processos assistências e administrativos.

A auditoria nos proporciona a identificação de erros operacionais, estruturais e de gestão de pessoas, possibilitando a correção dos erros para que seja  garantida a qualidade.

Os pontos críticos são identificados e podem ser melhorados através de estratégias de curto ou longo prazo.

A disseminação da auditoria nas instituições de saúde, se não forem focadas somente na redução dos custos, garantirão não somente uma gestão eficiente com resultados positivos financeiros,.

Mas também a excelência na qualidade dos seus serviços, tornando mais competitividade, contribuindo para seu equilíbrio e permanência no mercado.

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  • Boa noite, Leandro.
    Agradeço sua colaboração no blog, realmente a auditoria ainda é muito vista nas instituições como uma atividade de fiscalização, gerando situações constrangedoras tanto para quem audita como para quem é auditado, o papel de mudança dessa visão esta na mãos das instituições que precisam mudar essa visão. Muito bacana saber que o SUS realiza esse tipo de trabalho. Abraços.