Saúde

Hospital Israelita Albert Einstein inaugura centro de excelência em intervenção cardíaca

Por Redação GeHosp | 02.07.2019 | Sem comentários

As doenças cardíacas são a principal causa de morte no Brasil e no mundo. Estima-se que 350 mil pessoas percam a vida a cada ano no país decorrente de algum problema no coração. Com a ideia de proporcionar um tratamento mais completo e moderno para quem sofre desses males, o Hospital Israelita Albert Einstein inaugurou, em maio, o Centro de Intervenção Cardíaca Complexa (CICC).

Já funcionando a pleno vapor, o espaço é “um resolvedor de problemas para pacientes e médicos”, conforme definiu o cardiologista Pedro Lemos, coordenador médico do CICC. A criação do centro, segundo Lemos, veio para atender uma demanda exigente. “A cardiologia de um modo geral e a cardiologia intervencionista caminham cada vez mais para o atendimento de pessoas com nível de complexidade maior. Além disso, o cuidado considerado ótimo tende a uma situação de multidisciplinaridade, com vários especialistas cuidando de um mesmo caso. Aqui, temos uma ampla infraestrutura com médicos e enfermeiros direcionados o tempo inteiro para o paciente, e isso você só consegue quando estabelece um centro com uma coordenação única, com todos na mesma direção”, explica o médico.

O Centro de Intervenção Cardíaca Complexa atende somente pacientes já diagnosticados com algum problema cardíaco ou aqueles com suspeita de algum caso desse tipo. Não é um local para fazer check-ups ou outras avaliações de rotina, por exemplo. “Nosso trabalho é para pessoas que já têm um cardiologista e esse profissional indicou uma intervenção ou tem algum tipo de dúvida e precisa de uma opinião especializada”, esclarece Lemos. O centro também possibilita que médicos de outros estados e outras instituições tragam casos para análise da equipe.

Em uma área de 820m² dedicada somente a realização de intervenções, além de todo o espaço de consultórios e outros serviços, o CICC funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, e realiza também procedimentos de emergência. “O tratamento das emergências cardiológicas é uma das principais vertentes da cardiologia intervencionista. Para uma pessoa que está entre a vida e a morte, com um infarto agudo ou uma parada cardíaca, por exemplo, a primeira conduta a ser feita é buscar atendimento em um centro como esse para saber exatamente o que está acontecendo”, diz Lemos.

Quem procura o Centro de Intervenção Cardíaca Complexa têm à disposição equipamentos de última geração e pode contar com modernas técnicas e tecnologias minimamente invasivas para diagnóstico e tratamento de doenças do coração adquiridas ou congênitas (aquelas presentes desde o nascimento). De acordo com Lemos, a maioria dos pacientes atendidos apresenta problemas nas coronárias ou nas válvulas cardíacas e o número de pessoas com problemas congênitos também tem crescido. “É muito comum que a gente atenda pessoas de outros estados e outros hospitais que não encontraram solução fora daqui. Também vemos muitas pessoas que já realizaram algum procedimento anteriormente e agora precisam fazer outra intervenção”, afirma Lemos.

A complexidade de um caso não se dá somente pelo problema em si, explica o coordenador médico do CICC. Ela pode vir de uma doença efetivamente complexa em um paciente considerado simples ou de uma doença simples em um paciente considerado complexo, que apresenta outros problemas relacionados. Dessa forma, o apoio da infraestrutura do Hospital Israelita Albert Einstein é fundamental. “O CICC fica dentro do Einstein, não é separado, e utiliza toda a infraestrutura do hospital para realizar o atendimento a pessoas que apresentam outras comorbidades além das doenças cardíacas. Às vezes, é preciso estar preparado para ajudar o paciente com outras especialidades que não a cardiologia”, relata Lemos.

O Centro de Intervenção Cardíaca Complexa fica na Unidade Morumbi do Hospital Israelita Albert Einstein (Avenida Albert Einstein, 627), em São Paulo. Mais informações você encontra no site do CICC.

Fonte: G1 – 02.07.2019

Ebook Planejamento Estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!