Saúde

IBCC Oncologia é único do país com equipe de hematologistas 24h e UTI exclusiva na Unidade de Transplante

Por Redação GeHosp | 05.08.2019 | Sem comentários

Ter médicos hematologistas 24 horas é uma exclusividade do serviço de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) do IBCC Oncologia no Brasil. Um dos maiores benefícios dessa exclusividade é a cobertura em 24 horas de segunda a segunda para qualquer intercorrência que possa aparecer na Unidade de TMO, que hoje conta com 38 leitos (capacidade para 50), sendo a UTI de 8 leitos e Pronto Atendimento. A equipe é formada por 10 médicos especialistas. Nos plantões noturnos, finais de semana e feriados, há 3 médicos sendo 2 Hematologistas e um intensivista à disposição no Centro de Transplante de Medula Óssea.

De acordo com o dr. Roberto Luiz da Silva, médico coordenador da equipe, existe uma segurança maior para os pacientes que são tratados no IBCC Oncologia por um médico especialista. “Isso faz com que ele não tenha a necessidade de procurar um Hospital Geral, onde normalmente os pacientes de diferentes diagnósticos estão juntos com maior risco de infecção cruzada, normalmente observada nos pronto atendimentos dos hospitais gerais. Principalmente em momentos como os atuais, onde temos surtos de infecções de vias aéreas superiores (resfriados, gripes) e Sarampo. Procurar um serviço especializado garante um melhor atendimento, mais rápido, dirigido e eficiente”, afirma o especialista.

A equipe foi selecionada com profissionais formados nas principais universidades de São Paulo, com residência em Hematologia e com titulações obtidas na Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (TMO). A equipe é continuamente treinada em eventos de atualização e há um cuidado contínuo para que possam dar um atendimento de qualidade associado a atitudes de humanização pensando na melhor experiência do paciente. No IBCC Oncologia, os especialistas entendem de doenças específicas da Hematologia.

“Um exemplo clássico são os hemofílicos (pessoas que possuem distúrbio na coagulação do sangue) que normalmente apresentam sangramentos e acabam procurando hospitais gerais e necessitam aguardar até que venha um hematologista que saiba repor o fator adequado. O paciente nas mãos do especialista de imediato será tratado com as reposições necessárias, evitando-se complicações maiores relacionadas ao sangramento e à demora na administração de produtos que coíbem o sangramento. Assim também ocorrem com os pacientes transplantados de medula óssea, pacientes que foram submetidos à quimioterapia intensiva (leucemias, mielodisplasia, linfomas, mieloma múltiplo, entre outros), pacientes com história de trombose (trombofílicos), que terão suas complicações tratadas em um tempo menor e de modo mais eficaz”, complemente o dr. Roberto Luiz.

Além de contar com uma equipe de especialistas que conhecem profundamente a hematologia e o Transplante de Medula Óssea, este hoje alternativa para o tratamento de várias doenças hematológicas, oncológicas e imunológicas, o IBCC Oncologia possui um forte compromisso com a humanização priorizando o acompanhamento de cada paciente com suas particularidades.

Fonte: Assessoria de Imprensa – 05.08.2019.

Ebook Planejamento estratégico em Saúde, baixe agora o seu.

Compartilhe!